Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Raios ultravioleta e raios X

Raios ultravioleta e raios X

Ao observarmos a região do espectro eletromagnético, veremos uma região conhecida como ultravioleta, que inclui os comprimentos de onda que vão de 4x10-7 m a 6x10-10 m. Uma fonte muito importante de ondas ultravioleta é o Sol. Essas ondas são a principal causa do bronzeamento e das queimaduras.

Os átomos contidos na eletrosfera absorvem a maior parte das ondas ultravioleta vindas do Sol. Isso é de grande importância, já que as ondas ultravioleta, em grande quantidade, têm efeitos danosos sobre os seres humanos. Um importante constituinte da eletrosfera é o ozônio, que resulta de reações do oxigênio com a radiação ultravioleta. Esse escudo de ozônio converte a letal radiação ultravioleta de alta energia em radiação infravermelha inofensiva.

Se algum microrganismo absorve radiação ultravioleta em excesso, ele pode ser destruído em razão das reações químicas produzidas pela ionização e separação das suas moléculas. Por esse motivo, os raios ultravioleta são utilizados em algumas aplicações médicas e em processos de esterilização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Raios X

Os raios X são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda na faixa de aproximadamente 10-8 m até 10-13 m. A fonte mais comum de raios X é a aceleração de elétrons de alta energia bombardeando um alvo de metal. Os raios X são usados como ferramenta de diagnóstico na medicina e como tratamento para determinadas formas de câncer.

Devemos evitar a exposição desnecessária a raios X, pois eles podem danificar ou até mesmo destruir tecidos vivos e organismos. Os raios X também são usados no estudo envolvendo estruturas cristalinas. Os comprimentos de onda desses raios são compatíveis com as distâncias de separação atômicas, ou seja, distâncias iguais a 10-10 m. Cabe lembrar que um bom aparelho de raios X tem seus feixes colimados para que nenhuma outra estrutura, além da que precisa ser estudada, seja atingida pela radiação.

Os raios ultravioleta são usados em bronzeamentos artificiais
Os raios ultravioleta são usados em bronzeamentos artificiais
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assuntos Relacionados