Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Receptores elétricos

Receptores elétricos

Receptores elétricos são aparelhos que transformam energia elétrica em outra modalidade de energia qualquer, desde que não seja exclusivamente calor.

Os receptores elétricos são equipamentos que transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia. O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. O calor é sempre uma fração da energia transformada por um receptor.

Em nosso cotidiano, estamos cercados de equipamentos que são classificados como receptores, tais como geladeiras, liquidificadores, aparelhos de som, computadores, impressoras etc.

Equação dos receptores

A energia disponível para o receptor resulta da passagem da corrente elétrica. O trabalho realizado pelos portadores de carga que constituem a corrente elétrica fornece energia para o funcionamento do equipamento. A diferença de potencial elétrico nos terminais do aparelho é menor que a tensão nominal do gerador elétrico. Isso se deve à conversão de energia elétrica em outra modalidade de energia.

A tensão nominal do gerador é a diferença de potencial total (ddp) disponível para o receptor. Todo aparelho receptor apresenta uma resistência própria, denominada de resistência interna, que acaba por diminuir a ddp total. A ddp útil é aquela efetivamente utilizada pelo aparelho na conversão da energia elétrica em outra forma de energia. Assim, podemos escrever que a ddp total é a soma da ddp dissipada pela resistência interna e a ddp útil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

V = E' + r.i

Os termos dessa equação são:

V = ddp total, oferecida pelo gerador;

E' = ddp útil, efetivamente utilizada pelo aparelho receptor. Essa tensão é denominada de força contraeletromotriz;

r.i = ddp dissipada pela resistência interna.

Curva característica do receptor

Na equação do gerador, a força contraeletromotriz e a resistência interna do receptor são constantes. Com isso, pode-se construir um gráfico da ddp total pela corrente elétrica. Como a equação do receptor é do primeiro grau, o gráfico será:

Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos
Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Assuntos Relacionados