Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Recipientes que conservam melhor a temperatura

Recipientes que conservam melhor a temperatura

A propagação do calor por condução nada mais é que o estado de agitação das moléculas dos corpos, em busca do equilíbrio térmico.

Isso porque o calor tende a se propagar de molécula para molécula, e esse fenômeno é característico dos sólidos, embora também ocorra com gases e líquidos, mas com menor intensidade.

O material onde o processo de condução é muito lento é chamado de mau condutor ou isolante.
Nas aulas de Física, quando discutido sobre propagação do calor por condução e isolamento térmico, na maioria das vezes nos lembramos da cozinha.

Ela está diretamente ligada ao estudo desse fenômeno. Muitas vezes nos perguntamos o motivo pelo qual a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, porque o vidro não estoura quando levado ao forno convencional do fogão ou ao micro-ondas, o motivo pelo qual usamos panelas de alumínio como utensílio básico na cozinha.

Tais objetos são feitos de materiais que conduzem ou isolam suas temperaturas.

Quanto aos condutores, podemos classificar o alumínio, por exemplo. Essa classificação se dá pelo fato de o material ter uma maior rapidez no cozimento dos alimentos, ou seja, ele esquenta mais rápido que os demais materiais, e ao ser retirado do fogo, esfria na mesma rapidez com que esquentou, fato que acontece em razão da rápida troca de calor.

Já o vidro, mesmo sendo um mau condutor de calor, é capaz de suportar altas temperaturas sem ser danificado. O pirex, por exemplo, é um tipo de vidro delgado, e por isso sua dilatação é mais uniforme, evitando quebra e rachaduras ao ser levado ao fogo.

Agora o segredo da feijoada...

Então, a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, pelo fato desse material conter um tipo de isolamento térmico, ou seja, ao receber a feijoada, a cerâmica entra em equilíbrio térmico com a temperatura do alimento e conserva por um período maior essa temperatura, o que não acontece se a feijoada for deixada na panela de alumínio, por exemplo.

Outros importantes isolantes térmicos usados não só na cozinha, mas em nosso cotidiano são: a borracha, o isopor e a lã; capazes de reter com maior precisão a troca de calor entre os corpos.

É a Lei de Fourier que rege de forma física a transmissão de calor por condução entre dois pontos separados por um determinado meio.

O fluxo de calor é a quantidade desse calor que atravessa o corpo num determinado intervalo de tempo, é representado pela equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Equação do Fluxo de Calor

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Feijoada servida em recipiente de cerâmica
Feijoada servida em recipiente de cerâmica
Publicado por: Talita Alves dos Anjos

Assuntos Relacionados