Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Resistência dos fluidos

Resistência dos fluidos

No estudo da Física, fluidos correspondem a substâncias cujas forças de coesão interna são muito pequenas. Por isso, eles geralmente não possuem forma própria e precisam de um recipiente para contê-los.

Na figura acima, suponha haver um objeto em movimento dentro de um líquido ou gás, isto é, no interior de um fluido. A experiência mostra que o corpo sofre a ação de uma força que se opõe ao movimento do objeto, a qual chamamos de força de resistência do fluido.

Embora essa força possua um comportamento complexo, podemos, de uma forma aproximada, determiná-la através da seguinte equação matemática:

Fr=k.vn

Na equação acima temos:

v – módulo da velocidade
n – constante que vale 1 para velocidades baixas; e para velocidades altas vale 2
k – constante que depende da natureza do fluido, do formato do corpo e da área da maior seção reta perpendicular ao movimento

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa força de resistência pode aparecer em diferentes momentos. Em muitos casos, é interessante diminuir o valor de k a fim de diminuir o valor da força de resistência. Por exemplo, para um esquiador na neve é interessante que ele realize seu percurso sempre agachado, pois, dessa forma, reduz-se a área A e, assim, reduz-se a resistência do ar.

Já os esquiadores aéreos, também conhecidos com paraquedistas com pranchas, ficam deitados de braços abertos a fim de aumentar a área A e, assim, aumenta-se a resistência do ar.

Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
O corpo no interior do líquido se movimenta no sentido oposto ao movimento do líquido
O corpo no interior do líquido se movimenta no sentido oposto ao movimento do líquido

Assuntos Relacionados