Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Resistividade

Resistividade

Também chamada de resistência elétrica específica, ela representa o quanto o material se opõe à passagem da corrente elétrica. Quanto menor for o valor da resistividade de um determinado material mais facilmente ele permite a passagem de corrente elétrica, e quanto melhor for o condutor esse fato também se verifica.

A resistividade de um material depende de alguns fatores como: 

• Temperatura em que se encontra o material;
• O material que constitui o condutor;
• O comprimento ℓ; 
 • A área da secção transversal.

Matematicamente temos que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da seguinte equação:

Onde ℓ é o comprimento do material, R é a resistência do material e A é a área da secção transversal.

Podemos perceber que a resistividade é diretamente proporcional à resistência que o material apresenta e inversamente proporcional ao seu comprimento. A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (Ω.m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (Ω.cm) e o Ω. mm2/m.

Como a resistividade é dependente da temperatura, ela é apresentada na maioria das vezes a uma temperatura de 20 °C. Nos metais a resistividade aumenta com o aumento de temperatura, já nos semicondutores aumenta com a diminuição da temperatura. O melhor condutor elétrico à temperatura ambiente é o cobre, no entanto o seu uso em larga escala é muito caro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reostato

É um dispositivo que tem como função variar a resistência do circuito elétrico, conseqüentemente aumentando ou diminuindo a intensidade da corrente que passa pelo circuito, de acordo com o desejável. Esses dispositivos podem variar a sua forma ou suas dimensões e podem ser classificados de duas formas:

Variação contínua: o reostato de variação contínua, denominado de potenciômetro, possui resistências que podem assumir qualquer valor entre zero e um determinado valor máximo especificado. Ele é constituído por um condutor com determinado comprimento ℓ e um cursor que pode se mover ao longo do condutor. Ao mudar a posição do cursor muda-se o comprimento do fio e conseqüentemente altera o valor da resistência elétrica.

Variação descontínua: o reostato de variação descontínua só pode assumir valores de resistências pré-determinadas pelo fabricante durante a sua produção.

Assuntos Relacionados