Resistores

Os resistores são componentes de circuitos elétricos que possuem a finalidade de limitar a corrente elétrica ou gerar calor.

Resistores
Os resistores são elementos de circuitos que possuem a função de limitar a corrente elétrica

Resistores são componentes de circuitos elétricos que possuem a função de limitar os valores da corrente elétrica de acordo com necessidades específicas. A sua função é resistir à passagem da corrente elétrica, por isso, a maior parte deles é feita com carvão em pasta, componente que é isolante elétrico. Quando um determinado circuito elétrico for ilustrado, o símbolo abaixo será utilizado para identificar um resistor:

Símbolo de resistores em um circuito elétrico
Símbolo de resistores em um circuito elétrico

 

  • Efeito Joule:

A limitação da corrente elétrica feita pelos resistores ocorre pela transformação de energia elétrica em calor. Quando os elétrons em movimento (corrente elétrica) chocam-se com os átomos que formam o material condutor, o atrito gera calor, e esse fenômeno é denominado de Efeito Joule.

Existem alguns resistores destinados exclusivamente para a geração de calor por meio do Efeito Joule. Eles são denominados de resistências elétricas e podem ser encontrados em chuveiros e ferros elétricos, por exemplo.

Resistência de chuveiro
Resistência de chuveiro

  • Resistores ôhmicos

A resistência de um resistor é a grandeza que determina a sua capacidade de resistir à passagem da corrente elétrica. Ela pode ser definida como a divisão entre a diferença de potencial (ddp) à qual está submetida o resistor e a corrente elétrica que o atravessa:

R = U
     i

*U é a ddp à qual o resistor está submetido e i é a corrente elétrica que o atravessa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escrevendo a equação acima na forma U = R.i, teremos a chamada Primeira lei de Ohm.

A unidade definida pelo Sistema Internacional de Unidades para a resistência de um resistor é o ohm (simbolizada por Ω). Esse termo é uma homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm.

  • Gráfico da ddp versus a corrente

O gráfico da ddp versus a corrente elétrica que passa por um resistor mostra se a resistência mantém-se constante ou não com os aumentos de ddp e corrente. Os resistores de resistência constante são denominados de resistores ôhmicos e seu gráfico característico é uma reta.

Esse gráfico permite uma avaliação imediata do comportamento de um resistor. Como essa reta é fruto da equação da Primeira Lei de Ohm, podemos observar que o coeficiente angular da reta é o valor da própria resistência do resistor.

  • O valor da resistência

Para resistores muito pequenos que compõem circuitos elétricos, por exemplo, existe um código de cores que define o valor da resistência do resistor a partir de valores atribuídos a cores específicas.

Código de cores dos resistores
Código de cores dos resistores

Na imagem cada, cor possui um valor determinado, que, devidamente associados, fornecem o valor da resistência do condutor.

Assista às nossas videoaulas
loading...

Assuntos Relacionados