Resistores

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica. A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.

Leia também: Grafeno - um dos materiais mais incríveis já descobertos

O que são resistores?

Os resistores estão entre os dispositivos mais simples e mais comuns entre os circuitos eletrônicos. Eles são produzidos em larga escala, com diferentes materiais e resistências elétricas, para os mais variados fins.

Varistores apresentam resistência elétrica variável de acordo com a temperatura.

Há, entre os resistores, aqueles que apresentam resistência elétrica variável, entre esses resistores, o mais simples é o varistor, que consiste em um longo resistor de resistência variável, já que essa grandeza diminui de acordo com o aumento de temperatura.

Veja mais: Cinco coisas que você provavelmente não sabia sobre a eletricidade

Tipos de resistores

Existem resistores cuja resistência elétrica varia com a temperatura (termorresistores), alguns deles apresentam quedas de resistência enquanto outros tornam-se mais resistivos. Além desses, há também os resistores que variam de resistência elétrica quando iluminados, que são chamados de fotorresistores, bastante usados em sensores de luminosidade.

Mesmo havendo tantos resistores diferentes, os resistores de maior interesse para a Física do ensino médio – o foco deste texto – são aqueles que apresentam resistência fixa, conhecidos como resistores ôhmicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Código de cores dos resistores

A resistência dos resistores e o grau de pureza deles são designados por uma sequência de cores que fica impressa em volta dos resistores, conhecida como código de cores, confira a seguir:

K – 10³

M – 106

No código de cores, as duas primeiras faixas indicam os primeiros dígitos do valor da resistência, a terceira faixa indica o múltiplo (1, 10, 1000) e a última faixa indica a tolerância, ou o máximo desvio do valor da resistência ideal.

Leia também: Qual o gasto anual de energia de um smartphone?

Resistores ôhmicos

Como dito anteriormente, os resistores ôhmicos são aqueles cuja resistência não depende da tensão elétrica aplicada sobre eles, isso equivale dizer que esse tipo de resistor obedece à condição estabelecida pela Primeira Lei de Ohm:

Nos resistores ôhmicos, a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica é constante e é equivalente à resistência elétrica.

A imagem a seguir apresenta a fórmula que é usada para traduzir matematicamente a Primeira Lei de Ohm, confira:

R – resistência elétrica (Ω)

U – diferença de potencial elétrico (V)

i – corrente elétrica (A)

Os resistores ôhmicos apresentam uma larga faixa de resistência aproximadamente constante em relação potencial elétrico que é aplicado entre seus terminais, como podemos observar no gráfico a seguir:

A inclinação constante da curva mostra o intervalo em que a resistência é ôhmica.

Existem outros fatores responsáveis por afetar a medida da resistência elétrica dos resistores, entre eles, destacam-se o comprimento, a área transversal e a resistividade do material. Essas características dos resistores são relacionadas por meio da Segunda Lei de Ohm:

R – resistência (Ω)

ρ – resistividade (Ω.m)

L – comprimento (m)

A – área transversal (m²)

Associação de resistores

Existem diferentes maneiras de conectar os resistores de um circuito de modo a se obter diferentes resistências elétricas. As configurações mais comuns são as associações em série e em paralelo. Quando há resistores ligados em série e em paralelo no mesmo ramo (fio) de um circuito, chamamos a conexão de associação mista.

  • Associação em série

Na associação em série, os resistores são ligados sequencialmente, por isso a corrente elétrica a atravessá-los é igual. Nesse tipo de associação, a resistência equivalente da associação é igual à soma das resistências individuais.

Leia também: Dielétricos - para que servem, exemplos e aplicações

  • Associação em paralelo

Na associação em paralelo, os resistores são ligados gerando a divisão da corrente elétrica ao passar por eles. Nesse tipo de ligação, a resistência equivalente da associação será sempre menor que a menor das resistências individuais, além disso, tal resistência pode ser calculada por meio da fórmula a seguir:

Para o caso em que há somente dois resistores conectados em paralelo, é possível calcular a resistência equivalente por meio de um cálculo mais simples, conhecido como produto pela soma, confira:

Exercícios resolvidos

Questão 1) Em relação aos resistores ôhmicos, assinale a alternativa correta.

a) Resistores ôhmicos são aqueles que apresentam resistividade variável.

b) Resistores ôhmicos são aqueles que apresentam resistência elétrica constante.

c) Resistores ôhmicos são aqueles cuja resistência não depende do formato do resistor.

d) Resistores ôhmicos sofrem variações em sua resistência de acordo com a temperatura.

e) Resistores ôhmicos sofrem variações em sua resistência de acordo com a incidência de luz.

Resolução

Alternativa B.

Resistores ôhmicos são aqueles cuja resistência elétrica é mantida constante para quaisquer valores de tensão que sejam aplicados em seus terminais.

Questão 2) Uma corrente elétrica de 1 mA (0,001 A) passa através de um resistor ôhmico de resistência elétrica igual a 100 Ω. Determine qual é a diferença de potencial entre os terminais desse resistor.

a) 2,5 V

b) 5,0 V

c) 0,1 V

d) 3,0 V

e) 0,6 V

Resolução:

Alternativa C.

Uma vez que o enunciado afirma que o resistor é ôhmico, sabemos que sua resistência é constante, por isso podemos utilizar a Primeira Lei de Ohm, observe:

Fazendo esse cálculo, descobrimos que a diferença de potencial entre os terminais do resistor é de 0,1 V.

Questão 3) Um resistor ôhmico de formato cilíndrico tem 50 cm de comprimento (0,5 m) e área transversal de 1.10-4 m². Sabendo que a resistividade do material que compõe o resistor é de 1.10-5 Ω.m, calcule a resistência elétrica desse resistor.

a) 400 V

b) 1,9 V

c) 0,8 V

d) 0,05V

e) 0,36 V

Resolução

Alternativa D.

Vamos usar a Segunda Lei de Ohm para calcularmos a resistência desse resistor:

Publicado por: Rafael Helerbrock
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados