Richard Feynman

Richard Feynman foi um importante físico norte-americano do século XX que deu importantes contribuições para a Eletrodinâmica Quântica.

Richard Feynman foi um físico norte-americano que deu contribuições importantes para a Física quântica no século XX, tanto que em 1965 ganhou o prêmio Nobel de Física graças ao seu trabalho sobre Eletrodinâmica Quântica.

Biografia

Feynman nasceu em Nova Iorque, no dia 11 de maio de 1918. Desde cedo demostrava interesse e facilidade para tratar de assuntos científicos. Formou-se em Física no MIT (sigla em inglês para Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde, durante a graduação, escreveu e publicou dois artigos: um sobre raios cósmicos e outro sobre forças moleculares. A sua pós-graduação foi feita no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos EUA. Albert Einstein participava de estudos nesse instituto.

Tonou-se professor da Universidade de Cornell e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde atuou por décadas. Em 1959, durante uma palestra no encontro anual da Sociedade Americana de Física, Feynman apresentou a ideia da possibilidade de organização e manipulação de materiais a nível atômico, o que hoje chamamos de Nanotecnologia. Na ocasião, o físico disse:

Os princípios da Física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que, teoricamente, pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes demais.”

Feynman participou do Projeto Manhattan para o desenvolvimento de ogivas nucleares e explicou a causa do acidente com a nave Challenger, ônibus espacial da NASA que explodiu durante a decolagem em 1986. Ele afirmou que o motivo para a sua queda foi um defeito na vedação de parte dos propulsores, o que provocou a explosão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acidente com o ônibus espacial Challenger, em 1986
Acidente com o ônibus espacial Challenger, em 1986

Contribuições para Física

A principal contribuição de Feynman para a Física foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica, teoria que propõe a quantização dos campos. O método das integrais de caminho e o desenvolvimento das teorias de interações fracas e fortes também são méritos do cientista.

Principais obras

Ao decorrer de sua vida, Feynman escreveu diversos livros para tratar de suas teorias, desenvolver suas ideias e falar de sua própria vida. Veja três importantes obras do renomado cientista:

  • Nem sempre a brincar, Sr. Feynman;

  • Deve estar a brincar, Sr. Feynman;

  • As palestras de Feynman.

Passagem pelo Brasil

Na década de 50, Feynman ministrou aulas no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Em uma de suas obras, ele fala sobre suas incríveis experiências com a língua e a cultura brasileira e faz um crítica a respeito da forma como os estudantes encaravam a Física, apenas decorando as equações sem aplicá-las com o devido raciocínio e sem condição de relacioná-las com a realidade.

Morte

Em 15 de fevereiro de 1988, aos 69 anos, Richard Feynman morreu acometido de câncer.

* Crédito da imagemcatwalker / Shutterstock.com

A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Assuntos Relacionados