Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Introdução à física
  4. Sistema Internacional de Unidades

Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades padroniza as unidades das diversas grandezas para facilitar a sua utilização ao redor do mundo.

Sistema Internacional de Unidades
O Sistema Internacional de Unidades padroniza as unidades de medidas das grandezas utilizadas em todo o mundo

O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.

O Sistema Internacional define um grupo de sete grandezas independentes denominadas de grandezas de base. A partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas. Essas grandezas definidas a partir das básicas são denominadas de grandezas derivadas. As tabelas abaixo trazem os dois tipos de grandeza, bem como suas unidades de medida.

Existem algumas grandezas que não apresentam unidades de medida, pois são fruto da divisão entre duas grandezas iguais. Esse é o caso do índice de refração, que é definido a partir da razão entre duas velocidades. Esse tipo de grandeza é chamado de grandeza adimensional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há ainda grandezas que não são definidas por meio das grandezas de base, como é o caso do número de moléculas de uma substância. Elas são determinadas por meio de contagem e, por isso, são conhecidas como grandezas de contagem.

Em campos específicos, como comércio, saúde, ensino, indústria, etc., cada país pode estabelecer as suas próprias regras de uso das unidades de medida das grandezas. Em 1955, foi criada a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), que cuida da harmonização internacional das legislações dos países em relação às unidades de medida.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados