Você está aqui Mundo Educação Física Temas de Física que mais aparecem no Enem

Temas de Física que mais aparecem no Enem

Alguns temas de Física aparecem no Enem com mais frequência, como é o caso de Mecânica e Eletricidade.

Temas de Física que mais aparecem no Enem
Existem conteúdos que são indispensáveis para quem vai fazer o Enem

Nos últimos anos, alguns conteúdos de Física têm aparecido com mais frequência na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja quais são esses conteúdos:

I. Mecânica

A Mecânica é o ramo da Física que estuda os movimentos e suas causas. Conhecer as equações dos movimentos uniforme, uniformemente variado e movimento circular uniforme é de extrema importância. Outro assunto que sempre aparece nas questões do Enem são as Leis de Newton e suas aplicações.

Algumas dicas de estudo:

II. Eletricidade e magnetismo

As questões referentes à eletricidade são muito frequentes. Por isso, deve-se estar atento principalmente à análise de circuitos elétricos, leis de Ohm, determinação da potência dissipada por resistores e consumo de energia elétrica.

Deve-se conhecer também as relações e os fenômenos que envolvem campo magnético. Conteúdos como campo magnético terrestre e indução eletromagnética são primordiais.

Algumas dicas de estudo:

III. Óptica

Quando o assunto é óptica, a refração e a reflexão são os dois fenômenos mais explorados. Todavia, deve-se estar atento também a outros fenômenos ópticos, como os eclipses, a formação do arco-íris, formação de imagens etc.

Algumas dicas de estudo:

IV. Ondulatória

Para as questões de ondulatória, o foco deve ser dado às características das ondas e aos principais fenômenos ondulatórios, como refração, difração, efeito Doppler, eco etc. Conhecer o espectro eletromagnético também é essencial para a resolução de alguns exercícios de ondulatória e de outros ramos da Física.

Algumas dicas de estudo:

V. Termologia

Dentro do ramo da termologia, em que o calor e seus efeitos são estudados, deve-se estar atento às transformações entre escalas termométricas, tipos e cálculos de calor, dilatação térmica, formas de propagação de calor e leis da termodinâmica.

Algumas dicas de estudo:

Assuntos Relacionados