Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Tipos de equilíbrio

Tipos de equilíbrio

“Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.”

O estudo da estática de um ponto material ou dos corpos extensos aponta duas condições para que o equilíbrio exista: a soma das forças que atuam sobre o corpo deve ser zero (ΣF = 0) e a soma dos torques (ou momento) que atuam sobre o corpo também deve ser nula (Στ = 0).

O comportamento de um corpo rígido (conjunto de partículas cuja posição não varia com o tempo), em uma situação em que a sua posição original é alterada, determina tipos diferentes de equilíbrio.

1) Equilíbrio Estável: Se um objeto, após ser afastado de sua posição de equilíbrio, retornar a ela, dizemos que há equilíbrio estável. Corpos em equilíbrio estável, após serem retirados de sua posição inicial, têm o centro de massa (ou centro de gravidade) alterado para posições superiores. Assim, o torque da força peso faz com que o objeto retorne à sua posição inicial. É o que acontece com o brinquedo joão-bobo ou com um simples cone.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Equilíbrio Instável: Se um objeto, após ser afastado de sua posição de equilíbrio, continuar afastando-se cada vez mais, dizemos que o equilíbrio é do tipo instável. Isso acontece com corpos que possuem seu centro de massa acima do ponto onde estão suspensos. Na imagem abaixo, qualquer força aplicada sobre o elefante pode fazê-lo cair da bola, logo, seu equilíbrio é instável.

3) Equilíbrio Indiferente: Quando um objeto tem a sua posição alterada e, mesmo assim, mantém a sua situação de equilíbrio, dizemos que existe o equilíbrio indiferente. Isso ocorre sempre que o ponto de suspensão do corpo coincide com o seu centro de gravidade. É o caso de uma caneta “deitada” sobre uma mesa. Mesmo que haja mudança em sua posição, a situação de equilíbrio será mantida.

Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
As situações de equilíbrio podem ser denominadas de estáveis, instáveis e indiferentes
As situações de equilíbrio podem ser denominadas de estáveis, instáveis e indiferentes

Assuntos Relacionados