Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Um Dia Eletrizante

Um Dia Eletrizante

Você já deve ter observado que em dias de pouca umidade relativa do ar, a probabilidade de levarmos choques elétricos é muito grande. Essas descargas elétricas acontecem até mesmo quando encostamos em outra pessoa ou quando encostamos os dedos em uma maçaneta metálica.

E comum, nessa época, propagandas na TV dizendo para não jogarmos latas de alumínio pelas janelas dos carros, nos acostamentos das rodovias, para evitar incêndio na vegetação seca.
Esses fenômenos ocorrem por causa da eletrização dos corpos, sendo eles condutores ou não. A eletrização pode ocorrer de três formas: a eletrização por atrito, a eletrização por contato ou, ainda, a eletrização por indução.

No séc. VI a.C, o grego Tales de Mileto, observou que um pedaço de âmbar (do grego – èlektron) após ser atritado com a pele de um animal, adquiria a propriedade de atrair corpos leves.
Essa propriedade é conhecida como eletrização por atrito.
Quando atritamos corpos, inicialmente neutros, com propriedades diferentes, e depois os separamos, eles passam a apresentar propriedades físicas bastante importantes. Quando isso acontece os corpos adquirem cargas elétricas.
Podemos facilmente observar isso quando passamos o pente nos cabelos e depois os aproximamos de pedaços bem pequenos de papel. Notamos, nesse caso, que os pedaços de papel são atraídos pelo pente, em razão do pente ter adquirido carga elétrica após o atrito com os cabelos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O atrito do nosso corpo com nossas roupas faz com que tanto nossas roupas quanto nossos corpos adquiram cargas elétricas, o que pode ocasionar choques elétricos ao encostarmos em outra pessoa eletricamente neutra.



Eletrização por atrito


A eletrização por contato ocorre quando encostamos um corpo eletricamente neutro em outro corpo eletricamente carregado. Nesse caso, acontecerá uma transferência de cargas elétricas de um corpo para outro, até que o equilíbrio eletrostático ocorra.


Eletrização por contato

A eletrização por contato ocorre entre condutores.

Na eletrização por indução, um corpo, eletricamente neutro, adquire cargas elétricas através da aproximação de outro corpo inicialmente eletrizado sem que ocorra o contato entre os corpos.



Eletrização por Indução


Note que na eletrização por indução ocorre a separação das cargas positivas e das cargas negativas no corpo eletricamente neutro, isso porque o corpo é um condutor, enquanto o corpo carregado pode ser tanto condutor quanto isolante.

Assuntos Relacionados