Você está aqui Mundo Educação Física Ondulatória Velocidade e Intensidade do Som

Velocidade e Intensidade do Som

Velocidade e intensidade do som são, respectivamente, o tempo que a onda sonora gasta para chegar aos nossos ouvidos e a propriedade que permite distinguir se o som é forte ou fraco.

Velocidade e Intensidade do Som
Velocidade e intensidade são características das ondas sonoras

Velocidade do som

Durante uma chuva forte ou tempestade, é muito comum ocorrerem os chamados relâmpagos e trovões, mas já percebeu que eles acontecem quase no mesmo instante? O relâmpago é a parte visível, ou seja, é o que o olho humano consegue captar. Já os trovões constituem a parte sonora, isto é, é aquele barulho que resulta da expansão e compressão do ar.

Apesar de eles serem produzidos no mesmo instante, só ouvimos o trovão momentos depois de perceber o relâmpago, pois a velocidade da luz (c = 3 x 108 m/s) é muito maior que a velocidade do som, que é igual a 340 m/s, considerando esse valor para o ar à temperatura de 20 °C. Sendo assim, o intervalo entre a percepção do relâmpago e do trovão é o tempo que a onda sonora gasta para chegar até nossos ouvidos.
Intensidade do som

A intensidade, também chamada sonoridade, é uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade). Essa propriedade está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras. Ao propagarem-se, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe.
O nível de intensidade sonora é medido em uma unidade chamada bel, em homenagem ao cientista inglês Granham Bell, o qual fez estudos que culminaram na invenção do telefone. No entanto, os submúltiplos do bel são mais utilizados: 1 decibel = 1dB = 0,1 bel.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados