Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. A Indústria no Espaço Norte Americano

A Indústria no Espaço Norte Americano

O espaço geográfico norte americano é bastante diversificado assim como suas atividades econômicas, seja industrial ou rural. Na atividade industrial o fluxo corresponde a 27% da produção mundial, isso quer dizer que grande parte de tudo que circula no mundo de mercadorias e capitais são oriundos desse país, provando sua potência comercial.

Das 100 maiores empresas do mundo 36 são norte-americanas, essas empresas desenvolvem um volume estrondoso de capitais anualmente, a receita é tão alta que se agrupar o PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países o resultado poderá ser superado por essas empresas, que são caracterizadas por gigantescos grupos empresariais, que correspondem ao estágio tecnológico do setor industrial e que anualmente investem milhões em pesquisas para o desenvolvimento de novas mercadorias e materiais.

Para dar condições de desenvolvimento à indústria é fundamental a utilização de recursos energéticos e minerais, nos Estados Unidos há uma diversidade muito grande de jazidas, como ferro e carvão que são abundantes, no entanto, existe uma dependência em relação ao petróleo devido à diminuição de reservas petrolíferas e de outros minerais, tornando-o o maior importador de minerais do mundo, isso é notório, pois se trata da nação que mais consome, prova disso são os carros americanos, maioria de motorização possante de 8, 10 e 12 cilindros, que consomem bastante combustível.

A indústria no espaço norte americano é distribuída de forma variada, a região nordeste e centro-oeste é bastante industrializada, país denominado de Manufacturing Belt (cinturão das manufaturas). A área que corresponde à produção industrial e manufatura, principalmente de indústria têxtil, eletrônica, automobilísticas, tem diminuído sua atuação devido ao surgimento de novos núcleos industriais na costa oeste e sul do país denominada de Sun Belt (cinturão do sol), que tem como principais atividades produtivas a indústria aero, militar e espacial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Eduardo de Freitas
A concentração das indústrias nos EUA
A concentração das indústrias nos EUA

Assuntos Relacionados