Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. A interdependência entre o clima e a vegetação no Norte

A interdependência entre o clima e a vegetação no Norte

Vegetação característica da região Norte.
Vegetação característica da região Norte.

O clima equatorial predominante na região Norte é proveniente de diversos fatores, mas o principal é a localização geográfica.

A região Norte está situada na zona intertropical da Terra, próxima à linha do Equador, lugar onde os raios solares incidem na superfície terrestre de forma perpendicular, essa área é chamada também de zona tórrida da Terra. Isso favorece a predominância de temperaturas elevadas sempre superiores a 25ºC, os índices pluviométricos podem atingir até 3.000 mm ao ano, a amplitude térmica é muito baixa. É bom ressaltar que existem dentro da região norte características climáticas diferentes, como no sudeste do Pará e no Tocantins, onde prevalece o clima tropical, além do noroeste do Pará e leste de Roraima que apresenta o tipo equatorial semi-úmido.

A característica climática da região reflete diretamente na composição vegetal e na biodiversidade, isso por que altas temperaturas possibilitam a proliferação de uma imensa diversidade de espécies de plantas. Em virtude da restrita alteração de temperatura (amplitude térmica) a floresta permanece sempre verde.

A relação entre o clima e a vegetação na região norte é de reciprocidade, uma vez que ocorre uma interdependência entre os dois elementos.

A vegetação contribui diretamente nas características climáticas da região, principalmente em relação à umidade do ar e à quantidade de chuva. A temperatura é elevada nessa região, portanto, as plantas transpiram através das folhas e formam pequenas gotas de água que evaporam para a atmosfera. Esse processo é denominado de evapotranspiração.

À medida que ocorre desmatamento, as chuvas podem diminuir quanto à sua incidência e quantidade, pois o processo de evapotranspiração responde por aproximadamente 50% da água evaporada que formam as precipitações na região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados