Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. A população do Ártico

A população do Ártico

A composição étnica da população do Ártico é bastante variada, formada especialmente pelos inuítes, povos que se estabelecem entre o Estreito de Bering e a Groenlândia, esse grupo autóctone é composto por aproximadamente 120 mil pessoas.

Os inuítes do passado viviam de forma nômade, ou seja, sem residência fixa, dispersos em grupos pequenos que obtinham sua subsistência a partir da caça e da pesca.

Lapões é outro importante grupo étnico da região do Ártico, estão situados geograficamente ao norte da Escandinávia e da Finlândia. Esse grupo é constituído por cerca de 60 mil pessoas que se ramificam em distintos grupos que estão sobre o território da Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia. Nos períodos mais remotos, esse povo vivia basicamente da caça, pesca e criação de animais de forma nômade.

Samoiedos é mais uma etnia que compõe a população do Ártico, vivem ao longo da extensa planície siberiana.

Os grupos étnicos citados possuem características culturais totalmente distintas. Apesar disso, praticamente todas elas já não desenvolvem seus respectivos costumes, tradições e culturas, uma vez que estão vivendo de forma sedentária, trabalhando no comércio e na indústria e morando em povoados.
Pessoas que habitam o Ártico.
Pessoas que habitam o Ártico.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados