Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. África do Sul

África do Sul

A África do Sul é um país que está localizado no extremo sul do continente africano, detém um território com uma área de 1.221.037 km2 e possui uma população estimada em 50 milhões de habitantes.

A região em questão foi descoberta pelos portugueses no ano de 1487, porém a exploração foi feita por colonizadores de origem holandesa e alemã, além de ingleses. O último passou a controlar o território a partir de 1814, a consolidação como nação ocorreu somente em 1914, mas não houve independência total, pois os ingleses o administravam.

O conjunto de leis instituído no país foi implantado de acordo com o interesse da população branca, diante disso essa etnia tinha poder sobre os nativos, ou seja, os negros, originando assim o apartheid (política de separação entre brancos e negros).

No ano de 1948, o apartheid foi consolidado e colocado em prática, em decorrência da entrada do Novo Partido Nacional, que impunha vários impedimentos e restrições aos nativos, eles teriam que habitar áreas periféricas, sem acesso ao voto e candidatura a cargos políticos, além de configurar como crime relação sexual entre pessoas de etnias distintas.

Essa configuração política perdurou até a década de 1950, quando a classe negra se organizou e criou o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nelson Mandela que motivou a não submissão imposta pela política racista anteriormente instituída. Diante da revolta contra o poder racista, diversos militantes perderam suas vidas e o partido CNA foi considerado clandestino e ilegal, além disso, seu líder foi preso.

A supremacia branca, na liderança política do continente, entrou em declínio no final da segunda metade da década de 1970, isso foi provocado entre outras coisas pela extinção do Império Colonial de Portugal no continente africano.

Nos anos 80, com a dispersão da informação e incremento dos meios de comunicação, houve uma grande pressão civil e internacional com a inserção e intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) para acabar com a política racista que era desenvolvida no país. Depois de muitos anos de repressão, Nelson Mandela foi solto da prisão, em 1990, e o seu partido foi aceito legalmente, após ganhar a liberdade Mandela negociou o fim do apartheid com o presidente em exercício, Frederik de Klerk, esse ato pacífico lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.

No ano de 1994, foi extinto o apartheid e Mandela foi eleito presidente da África do Sul. Mesmo após a retirada dos brancos do poder, o país ainda convive com a pobreza e a violência, esses problemas atingem na maioria das vezes a população negra que é a que mais contrai AIDS. Essa parcela da população do país representa 70% e os brancos algo inferior a 12%.

A África do Sul está no grupo de países que possuem uma grande quantidade de recursos minerais, diante disso destaca-se as reservas, sobretudo de ouro, diamante, platina, cobre, ferro, manganês e carvão mineral, essas matérias-primas favoreceram o desenvolvimento industrial da nação.

No setor energético, a África do Sul é dependente de petróleo externo, já na produção de energia elétrica é auto-suficiente, pois conta com uma grande quantidade de rios que favorece a construção de usinas hidrelétricas.

Na economia o país destaca-se na produção metalúrgica, química, além das indústrias automobilísticas e locomotivas, geograficamente essas empresas estão localizadas próximas das grandes cidades, como a Cidade do Cabo e Johannesburgo.

Embora o país passe por diversos problemas de ordem social (como o desemprego, a desigualdade social, a violência entre outros) e econômica (dependência econômica), ocupa um lugar de destaque entre todas as economias do continente.

Outra importante atividade econômica desenvolvida na África do Sul é o turismo, nesse sentido a Cidade do Cabo é um centro urbano que possui uma população de aproximadamente três milhões de pessoas e essa recebe um elevado número de turistas.
A Cidade do Cabo destaca-se no setor de turismo.
A Cidade do Cabo destaca-se no setor de turismo.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados