Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Agricultura de Jardinagem

Agricultura de Jardinagem

A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo, muito empregada em terraços no sul da Ásia.

A agricultura de jardinagem inclui pouca tecnologia e muita mão de obra
A agricultura de jardinagem inclui pouca tecnologia e muita mão de obra

A agricultura de jardinagem é um tipo de agricultura de subsistência, cuja aplicação mais comum é realizada no sul do continente asiático, mais precisamente nas áreas onde predomina o clima de monções. Um dos principais exemplos é a rizicultura (cultivo de arroz) no Vietnã, muita organizada por técnicas de terraceamento.

O clima de monções é basicamente caracterizado pela insurgência de duas estações principais ao longo do ano: uma muito chuvosa e intensa (monções de verão) e outra mais fria e seca com longa estiagem (monções de inverno). De uma maneira geral, essa mudança cíclica relaciona-se com a movimentação das massas de ar – também chamadas de “ventos de monções” – entre o Oceano Índico e a Ásia.

Durante a época chuvosa, quando os índices pluviométricos são muito acentuados e caracterizados por longas tempestades, transforma-se o relevo acidentado da região em terraços ou realiza-se o plantio em curvas de nível, de modo a evitar a erosão causada pelo escoamento e reter, em maior grau, a água para infiltração. Dessa forma, conserva-se a produtividade do solo e evita-se a ocorrência de inundações pelo aumento da capacidade do solo em filtrar as águas das chuvas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Construção de terraços para reter água e conter a erosão. Rizicultura no Vietnã
Construção de terraços para reter água e conter a erosão. Rizicultura no Vietnã

Como já adiantamos, a característica da agricultura de jardinagem é o seu uso como agricultura de subsistência, ou seja, com a produção voltada para o abastecimento interno e, principalmente, para a alimentação.

Em resumo, os aspectos principais da agricultura de jardinagem são:

a) elevada utilização de mão de obra e trabalho manual;

b) baixo incremento tecnológico;

c) elevada produtividade;

d) emprego de técnicas agrícolas milenares;

e) uso de medidas para evitar ou conter a erosão (curvas de nível e terraceamento);

f) predomínio do cultivo de alimentos, principalmente o arroz.

A agricultura de jardinagem constitui-se, assim, como uma expressão da ação humana sobre o espaço geográfico, utilizando os conhecimentos sobre o ambiente natural (relevo e clima) para o desenvolvimento das práticas econômicas. É, desse modo, uma das mais interessantes formas de desenvolvimento das civilizações, uma vez que esse método de cultivo é realizado há milhares de anos.

Assuntos Relacionados