Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Alguns Aspectos do Solo

Alguns Aspectos do Solo

O solo é um sistema dinâmico e complexo, constitui o substrato que abriga diversas formas de vida, ocasionadas por um processo gradual de evolução que acompanha as transformações ambientais.

Tais modificações se processam por mecanismos naturais de intemperismo físico e químico, desencadeados aproximadamente a 4,5 bilhões de anos, com o surgimento do planeta. Esses fatores que produzem as alterações na superfície da crosta terrestre são chamados de agentes de meteorização, responsáveis pela desintegração e decomposição das rochas submetidas ao transporte, sedimentação e compactação de partículas que compõe o perfil de horizonte do solo.

Cada nível estratigráfico possui características distintas, diferindo por aspectos dimensionais e estruturais pelo padrão granulométrico, composição mineralógica, hidratação e a coesão, conferida por substâncias húmicas, provenientes de restos de vegetais e animais.

Essa harmonia vigorou até o surgimento dos humanos modernos, principiando a progressiva exploração dos recursos naturais em detrimento à manutenção do equilíbrio ambiental. Comportamento observável, pela mudança do hábito nômade pelo sedentário. Desenvolvendo um sistema de produção primitiva, com mecanismos e técnicas que atendessem as necessidades de consumo dos grupos, em progressiva densidade demográfica.

O aumento da população ao longo da história exigiu áreas cada vez maiores para a produção de alimentos e técnicas de cultivo que aumentassem a produtividade da terra. Hoje vemos que quanto mais rápido o desenvolvimento tecnológico, maior o ritmo de alterações provocadas no meio, em especial ao solo, fonte de matéria prima.


A visualização de um solo exposto
A visualização de um solo exposto
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados