Amazonas
Bandeira do Amazonas

Bandeira: significa a presença amazonense na Guerra de Canudos. O vermelho simboliza os combates; o branco, a pacificação; as estrelas, os municípios, sendo a maior delas Manaus.

O estado do Amazonas está localizado na Região Norte do território brasileiro. É o maior estado do Brasil em extensão territorial e possui a maior biodiversidade do mundo. A bacia do rio Amazonas concentra aproximadamente 20% de toda a água doce do planeta.

No estado estão os pontos mais elevados do Brasil, na fronteira com a Venezuela estão localizados o pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude, e o 31 de Março, com 2.994 metros.

Os aspectos culturais do Amazonas estão diretamente ligados às raízes indígenas e nordestinas. A culinária tem o peixe como principal prato, como a moqueca com postas de tucunaré ou de surubim. A maior festa folclórica é o festival de Parintins, realizado no mês de junho.

O Amazonas é o único estado da Região Norte onde a indústria é o principal setor da economia. No Polo Industrial de Manaus são produzidos: eletrodomésticos, bens de informática, motos, bicicletas, químicos e concentrados de refrigerante, entre outros. O ecoturismo e a exploração de madeira são atividades que fortalecem a economia amazonense. No entanto, a exploração de madeira ilegal é um dos grandes problemas enfrentados na região, desde 1970, pelo menos 600 mil quilômetros quadrados de mata foram derrubados, uma área superior ao território francês.

O estado possui 62 municípios, distribuídos numa área de 1.570.745,680 km², conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.483.985 habitantes. Apresenta baixa densidade demográfica, aproximadamente 2,2 hab./ km². O Amazonas abriga o maior número de índios do país, são cerca de 120.000, quase 25% do total no Brasil.

Além da capital Manaus, outros municípios importantes são: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Tabatinga, Manicoré. Os principais rios são: Amazonas, Icá, Japurá, Javari, Jaruá, Madeira, Negro, Nhamundá, Purus, Solimões.


Encontro dos Rios Negro e Solimões

O relevo do território apresenta depressão na maior parte e faixa de planície perto do rio Amazonas e planaltos a leste. A vegetação é composta por Floresta Amazônica. O clima é equatorial úmido, com temperatura média anual de 26,7 ºC, com variações médias entre 23,3 ºC e 31,4 ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 80% e o Estado possui apenas duas estações bem definidas: chuvosa (inverno) e seca ou menos chuvosa (verão).

Assuntos Relacionados