Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Aquecimento global pode levar países a extinção

Aquecimento global pode levar países a extinção

Existem vários tipos de migrações, entre tantas uma está ligada à questão ambiental, mais precisamente ao aquecimento global.

O aquecimento global provocado pelo efeito estufa desenvolve o processo de derretimento das calotas polares que causa a elevação dos níveis de água dos oceanos e mares.

Com a elevação dos níveis de água dos oceanos e mares, diversas ilhas que são verdadeiros paraísos localizados no Pacifico Sul estão literalmente desaparecendo e correm o risco de ficar sem moradores, isso por que com as freqüentes inundações muitos deixam o lugar.


Lugares como esse irá desaparecer com o processo do aquecimento global.

Vários são os territórios nacionais compostos por arquipélagos dessa região que estão sujeitos a esse processo, porém as nações Kiribati e Tuvalu estão em alerta máximo, pois podem ser imersos pelo mar e a previsão é que isso ocorra no fim desse século.

Ocorre por ano um aumento gradativo da elevação dos níveis dos oceanos, algo em torno de um milímetro ao ano, parece pouco, mas essas ilhas possuem poucos metros acima do nível do mar, dessa forma essas são facilmente atingidas por esse problema, além disso, as perspectivas são pessimistas nesse sentido, uma vez que existem previsões que no fim desse século a temperatura da Terra sofrerá um aumento de 5,8ºC, promovendo uma elevação de 48 centímetros nos níveis dos oceanos em escala global.

No início do ano as marés se encontram altas e produzem inundações constantes, dessa forma as águas entram nas casas, espalham o lixo e provocam erosões, além de muitos outros inconvenientes. Os líderes desses países já planejam como irão abrigar 115 mil pessoas, já que essas configuram como os primeiros refugiados, situação provocada pelo aquecimento global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados