Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Arábia Saudita

Arábia Saudita

A Arábia Saudita, país localizado no continente asiático, detém uma população de maioria islâmica e recebe milhões de peregrinos nas cidades sagradas de Meca e Medina.

Localizada no continente asiático, no Oriente Médio, a Arábia Saudita ocupa a maior parte da desértica península arábica. Seu território faz fronteiras com a Jordânia (a noroeste), Iraque (ao norte), Kuwait (a nordeste), Catar (a leste), Emirados Árabes Unidos (a leste), Omã (a sudoeste), Iêmen (ao sul), além de ser banhado pelo Golfo Pérsico (a leste) e pelo Mar Vermelho (a oeste).

Com extensão territorial de 2.149.690 quilômetros quadrados, a Arábia Saudita possui clima árido quente na maior parte do território, com exceção do norte, no qual predomina o clima subtropical. O país totaliza 25.720.605 habitantes, sendo que a maioria da população reside em áreas urbanas – 81%, representando uma densidade demográfica de 12 habitantes por quilômetro quadrado.

A capital é a cidade de Riad e o idioma oficial é o árabe.

A maior parte da população é islâmica (92%). A lei islâmica aplica-se de forma rigorosa, privando as mulheres de uma série de direitos. Elas não podem mostrar o rosto, sendo obrigadas a usar o tradicional véu, como também não podem dirigir e nem votar.

O país recebe, anualmente, milhões de peregrinos nas cidades sagradas de Meca (onde nasceu o profeta Maomé) e Medina, uma vez que ambas são consideradas como locais sagrados para os povos mulçumanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Peregrinos em Meca

A economia saudita é impulsionada pela produção e exportação de petróleo. O país detém a maior reserva mundial do produto, cuja exportação representa quase 90% da renda nacional. A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do planeta, sendo integrante elementar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Outro segmento que também se destaca é a produção de gás natural.

A agricultura é extremamente prejudicada pelas condições naturais que o país apresenta (solo com pouca fertilidade e baixas taxas pluviométricas). No entanto, foram realizados investimentos em irrigação, impulsionando a atividade agrícola no país, a qual se baseia na produção de melancia, tâmara, tomate, cevada, pepino, cenoura, cebola e, principalmente, trigo.

Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) da Arábia Saudita foi de 467,6 bilhões de dólares e o PIB per capita atingiu a média de 15.255 dólares. A moeda nacional é o rial saudita.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Arábia Saudita é de 0,752 (considerado alto). O país proporciona serviços de saúde e educação gratuitos para a população, fator que implica na esperança de vida dos Sauditas ao nascer, que é de 72 anos.

Bandeira da Arábia Saudita
Bandeira da Arábia Saudita
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados