Ártico

Visão noturna do Ártico.
Visão noturna do Ártico.

O Ártico se encontra no Círculo Polar Ártico, conhecido também de Pólo Norte, uma das áreas mais frias do planeta. O Ártico em toda sua extensão abrange cerca de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que desse total 65% é composto pelo Oceano Glacial Ártico.

Os 45% restantes do território são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, além de partes continentais situadas no extremo norte onde se encontram áreas territoriais pertencentes aos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

Quanto à temperatura, essa é sempre muito baixa, dessa forma o frio é constante e a média não ultrapassa os - 2º C. Diante das características climáticas predominantes durante todo o ano, o ambiente não favorece o desenvolvimento de variedades de vida, por isso o que ocorre é somente a presença de uma vegetação rala com permanência bastante curta, ou seja, durante os períodos mais quentes do ano, meses de julho e agosto que correspondem ao verão boreal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vegetação que ocorre nessa porção do planeta é a tundra, constituída basicamente por musgos e liquens e em determinados lugares ocasionalmente surge vegetação herbácea de pequeno porte.

O Oceano Glacial Ártico é um mar interior, suas águas permanecem praticamente o ano todo congeladas, criando uma barreira natural para o desenvolvimento da pesca e o transporte marítimo.

No Ártico é possível encontrar diversas banquisas que são enormes blocos de gelo provenientes de água salgada que possui, em média, 10 metros de espessura e 1.000 quilômetros de largura, além da presença dos icebergs, blocos de gelo formados a partir de água doce que se locomovem rumo aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Assuntos Relacionados