ASEAN

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) é um bloco integrado por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã.

 Símbolo da ASEAN
Símbolo da ASEAN

A formação de blocos econômicos tornou-se essencial para a dinamização da economia globalizada. Sendo assim, alguns países do sudeste asiático se uniram na busca pelo desenvolvimento e fortalecimento econômico, formando um grande bloco econômico regional, que ficou conhecido pela sigla ASEAN.

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é um bloco econômico integrado por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã, além dos países observadores: Papua-Nova Guiné e Timor Leste.

Criado em agosto de 1967, esse grupo tem como objetivos o desenvolvimento socioeconômico da região, a manutenção da estabilidade política, a promoção da paz, realização de projetos para a agricultura e o setor industrial, investimentos na educação e a não ingerência nos assuntos internos de outro país.

O primeiro grande encontro envolvendo todos os países integrantes foi realizado em fevereiro de 1976. Nessa ocasião, ocorreu a assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação, que definiu os seguintes princípios fundamentais da ASEAN:

- Respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional de todas as nações;

- O direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional livre da interferência externa;

- Não interferência nos assuntos internos um do outro;

- A renúncia à ameaça ou uso da força;

- Cooperação efetiva entre si.

As relações comerciais entre os países integrantes da ASEAN têm intensificado, consequência de acordos assinados. Em 1992, foi criada uma zona de livre comércio, implantada gradativamente até 2008. Com isso, ocorreu a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os membros do bloco, fato que fortaleceu a produtividade e competitividade entre as nações da ASEAN.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados