Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. Aspectos naturais do Oriente Médio

Aspectos naturais do Oriente Médio

O Oriente Médio é uma porção territorial do continente asiático. Nessa região a superfície terrestre (relevo) é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. O território em questão abriga também formações montanhosas provenientes de dobramentos modernos, das quais podemos citar os montes Zagros, Elburz e Iêmen. Esses não são as únicas unidades de relevo, inclui ainda as planícies, que compreende a planície da Mesopotâmia. Esse tipo de relevo abrange restritas áreas dentro do Oriente Médio. O Iraque abriga a maior parte das planícies existentes no Oriente Médio, sendo que as mesmas ocorrem entre dois importantes rios: o Eufrates e o Tigre.

A característica climática da região é predominantemente marcada pelo clima do tipo árido e semi-árido, ou seja, com temperatura elevada e pouquíssima incidência de precipitações. Além disso, há uma enorme variação de temperatura (amplitude térmica) entre o período diurno (atinge até 50° C) e noturno (abaixo de 0°C). As regiões mais úmidas do Oriente Médio se restringem as áreas litorâneas, as quais se encontram climas mediterrâneos com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos.

O subcontinente do Oriente Médio é pobre em vegetação, isso devido à adversidade climática, no entanto, é possível encontrar em lugares mais secos plantas do tipo xerófilas, estepes em áreas de clima árido e nas regiões mais úmidas de característica mediterrânea são identificadas vegetações arbustivas, campos e pradarias em decorrência da influência do clima temperado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados