Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Geral
  4. Atlas geográfico

Atlas geográfico

O Atlas Geográfico é uma importante ferramenta de conhecimento e localização. É um conjunto de mapas de um determinado lugar ou região.

Um atlas geográfico é definido como um conjunto mapas. Podem ser mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Em geral, os mapas que estão nos atlas apresentam características físicas (como relevo, vegetação, hidrografia, clima), a divisão político-administrativa e, em alguns casos, apresentam dados como a distribuição da população, atividades econômicas e indicadores sociais de um determinado país ou região.

O atlas possui diversas finalidades. É utilizado como fonte para pesquisa, material didático, guia de viagem e fonte de referência para inúmeras atividades. Ele pode ser encontrado na forma de livro e, cada vez mais, em formato digital.

História do Atlas

Acredita-se que o nome Atlas tenha origem na lenda grega em que a figura mitológica Atlas foi castigada pelos deuses, que o obrigaram a segurar a Terra e os céus em seus ombros. O Atlas geográfico não chega a “segurar” céus e a Terra, mas, muitas vezes, contém a representação da Terra em diversos formatos e temas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cláudio Ptolomeu – geógrafo greco-romano – é considerado o autor do primeiro atlas. Sua obra, Geographia, era uma grande coleção dividida em três partes e com oito volumes. Foi referência para diversas outras obras.

Na atualidade, o atlas contém mapas muito mais precisos. Isso ocorre em virtude do avanço da tecnologia na captura de imagens, geoprocessamento e confecção de mapas. As imagens fornecidas pelos satélites e os softwares para edição e correção fizeram com que ocorresse um salto qualitativo na cartografia e, consequentemente, nos mapas.

Com a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), como o GPS, e ferramentas on-line de localização, os mapas impressos têm sido relegados a segundo plano. Entretanto, para fins específicos, como pesquisa e consulta escolar, os mapas impressos ainda são essenciais.

Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos
Publicado por: Amarolina Ribeiro

Assuntos Relacionados