Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Austrália

Austrália


Bandeira da Austrália

A Austrália é um país localizado na Oceania, entre os oceanos Pacífico e Índico. Sua extensão territorial é de 7.713.364 quilômetros quadrados, considerado o sexto maior país do planeta, com área inferior apenas à da Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

O território australiano está situado em sua totalidade, a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, é um país do hemisfério oriental. Com relação à Linha do Equador, a Austrália localiza-se ao sul, pertencendo ao hemisfério sul. O país é cortado pelo Trópico de Capricórnio: uma porção do território situa-se na zona climática intertropical (porção norte), a outra parte (porção sul), está situada na zona climática temperada do sul.

A população australiana totaliza 21.292.893 habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas (89%); a densidade demográfica é baixa – 2,7 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o país é pouco povoado.
No que se refere à taxa média de crescimento anual da população, esta é de 1%. A religião com o maior número de adeptos é o Cristianismo – 77% (católicos, 27%, anglicanos, 19%, protestantes, 12%, sem filiação, 13%, outros, 6%); O idioma oficial é o inglês.

Quanto à qualidade de vida, a população possui um elevado padrão, gerando uma expectativa de vida considerada alta – 81 anos. O país apresenta o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,937, apresentando-se inferior apenas à Noruega (0,938), conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os serviços de saneamento ambiental atingem 100% dos domicílios.
No entanto, a população nativa da Austrália, os aborígenes australianos, vive em condições precárias e reivindicam maior espaço na sociedade australiana.

O clima apresenta diferenças conforme cada região: árido tropical (na maior parte), subtropical (no sudeste), tropical (no norte e noroeste), subtropical do tipo mediterrâneo (no sul). Os climas dominantes são os quentes e secos, do tipo árido tropical.

O país possui dois grandes desertos - Gibson e Vitória. Apresenta grande diversidade de paisagens, caracterizadas por florestas tropicais, desertos, montes nevados e praias. Ao longo da costa do nordeste fica a formação de corais mais importante do planeta, a Grande Barreira Coralina.

Camberra, capital da Austrália, é habitada por 323.056 pessoas. As cidades australianas mais populosas são: Sydney (4.119.190), Melbourne (3.592.591), Brisbane (1.763.131), Perth (1.445.078) e Adelaide (1.105.839).

A economia é uma das mais desenvolvidas do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Austrália possui a 17° maior economia global. O país destaca-se pela criação de ovelhas, como também pela exportação de carvão e por ser grande produtor de minério de ferro ouro, bauxita, chumbo, níquel e manganês. Os setores financeiro, industrial e comercial também são destaques na economia do país, uma vez que a indústria se apresenta bem diversificada: atuando nos seguimentos de alimentos, máquinas, equipamentos, química, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aspectos naturais da Austrália

As belezas naturais da Austrália atraem milhões de turistas, tendo o turismo como uma atividade econômica elementar para o setor de serviços.

A moeda nacional é o dólar australiano. Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália atingiu 1 trilhão de dólares e o PIB per capita foi de 45.590 dólares.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados