Áustria

A Áustria é um país localizado no continente europeu e mais de 75% de seu território é tomado pela Cordilheira dos Alpes.

Localizada na porção central do continente europeu, a Áustria é um país que não possui saída para o mar. Seu território limita-se com a Alemanha (a noroeste), República Tcheca (ao norte), Hungria (a leste), Eslováquia (a nordeste), Eslovênia (ao sul), Itália (a sudoeste), Suíça e Liechtenstein (a oeste).

A extensão territorial da Áustria é de 83.853 quilômetros quadrados. Mais de 75% do território austríaco é tomado pela cordilheira dos Alpes, apresentando altitude superior a 300 metros, fato que proporciona condições favoráveis para a construção de estações de esqui, as mais famosas estão em Vorarlberg e no Tirol. No norte da Áustria localiza-se o vale do rio Danúbio, onde se desenvolve a agricultura. O clima do país é temperado continental (maior parte) e de montanha (sudoeste).

O país possui 8.363.882 habitantes, a densidade demográfica é de 99,7 habitantes por quilômetro quadrado. Seguindo uma tendência mundial, principalmente entre os países desenvolvidos, a taxa de anual de crescimento da população austríaca é baixa: 0,3% ao ano. A maioria da população reside em áreas urbanas (67%), a população rural corresponde a 33% do total. O idioma oficial é o alemão; o cristianismo é a religião predominante – 81% (católicos 70%, outros 11%).


Viena

Viena, capital austríaca, possui 1.677.867 habitantes, sendo a cidade mais populosa do país. Apresenta vários museus e construções barrocas do período do Império Austríaco. Viena foi considerada a capital mundial da música erudita durante os séculos XVIII e XIX, graças à atuação de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart.

A economia nacional tem se fortalecido a cada ano, principalmente após a adesão à União Europeia, em 1995, tornando o euro a moeda oficial. O setor industrial é bem desenvolvido e baseia-se na produção de equipamentos eletroeletrônicos, produtos químicos, alimentícios, bebidas, veículos motorizados, instrumentos ópticos, têxteis, entre outros. Entre as principais indústrias austríacas estão: Red Bull e Wolford.

O turismo é outro segmento de fundamental importância para a economia local, Viena atrai milhões de visitantes anualmente, além das diversas estações de esqui. O Produto Interno Bruto (PIB) nacional atingiu a marca de 416,4 bilhões de dólares em 2009. O PIB per capita austríaco é um dos dez maiores do planeta – 44.652 dólares.

Com elevado padrão de vida, o Índice de Desenvolvimento (IDH) do país é o 25° do ranking mundial, com média de 0,851. Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados a 100% das residências. A esperança de vida ao nascer da população austríaca é de 79,6 anos.
A forma de governo adotada na Áustria é a República parlamentarista. Atualmente, Heinz Fischer é o presidente, e o Chanceler é Alfred Gusenbauer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Bandeira da Áustria
Bandeira da Áustria
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados