Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Banco Mundial (World Bank)

Banco Mundial (World Bank)

A sede do Banco Mundial BIRD (Banco Internacional de Reconstrução de Desenvolvimento) está presente na cidade de Washington, nos Estados Unidos. A sua criação, em primeiro momento, era para atender a reconstrução de países destruídos na Segunda Guerra Mundial.

Para a composição do Banco e, principalmente, do capital são necessários a contribuição de vários países. Atualmente 150 países colaboram para o capital. O direito de voto é adquirido de acordo com a colaboração de um determinado país no comércio mundial, o principal acionista é os Estados Unidos que possui em suas mãos o poder de impedir as decisões referentes ao interesse da instituição.

O Banco Mundial tem como objetivo primordial financiar países que necessitam de realizar obras de grande expressão (transporte, geração de energia, saneamento básico, infra-estrutura em geral), além de contribuir para outras questões envolvendo o crescimento financeiro na agricultura e na indústria, acrescentando ainda as temáticas sociais e ambientais.

Apesar da prioridade do Banco Mundial ser de atendimento aos países, as grandes corporações podem, através do consentimento do governo ao qual estão subordinados, da apresentação de garantia que os seus projetos serão viáveis e, acima de tudo, provando quais os meios que serão utilizados para o pagamento do empréstimo, usufruir dos recursos oferecidos pelo BIRD.

O BIRD exerce não somente a função de um fundo de empréstimos internacional oferece também trabalhos de assessoria, criação, implantação e execução de projetos que porventura tenham sido aprovados por ele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Eduardo de Freitas
Logotipo do Banco Mundial (World Bank)
Logotipo do Banco Mundial (World Bank)

Assuntos Relacionados