Bélgica

A Bélgica é um país localizado na porção oeste do continente europeu. Seu território faz fronteiras com a França (ao sul), Luxemburgo (a sudeste), Alemanha (a leste) e Países Baixos (ao norte e nordeste), além de ser banhado pelo mar do Norte (a oeste). A nação apresenta grande pluralidade étnico-cultural, fato que é refletido na quantidade de idiomas oficiais: francês, alemão e holandês.

No norte, região mais próspera do país, vivem comunidades flamengas (da região de Flandres), na qual se fala flamengo (idioma semelhante ao holandês). O sul, onde estão situadas as montanhas Ardenas, é habitado pelos valões, cujo idioma utilizado é o francês. Uma pequena parte da população residente no leste fala alemão.

A extensão territorial da Bélgica é de 30.519 quilômetros quadrados, nessa área há predominância do clima temperado oceânico. O relevo apresenta variações conforme cada região: planície costeira (a noroeste), planalto (no centro) e colinas montanhosas (a sudeste), além de uma vasta planície cortada por diversos canais (ao norte).

A população residente na Bélgica (2010) é de 10.646.804 habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas - 97%. O país é extremamente povoado, visto que sua densidade demográfica apresenta índices elevados - 348 habitantes por quilômetro quadrado. Seguindo uma tendência mundial, principalmente entre os países desenvolvidos, a Bélgica apresenta uma pequena taxa média de crescimento populacional (0,5% ao ano).

Bruxelas, capital da Bélgica, exerce função importante na União Europeia (EU), a cidade é a capital administrativa da organização e também sedia a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Possui uma população de 148.873 habitantes, considerada a quinta cidade mais populosa do país. A cidade belga que apresenta maior concentração populacional é Antuérpia, com 472.071 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia

A economia nacional é bem diversificada, apresentando alto índice de industrialização. Os principais segmentos industriais são: o metalúrgico, químico, têxtil, eletroeletrônico, mobiliário e alimentício. A agricultura baseia-se no cultivo de uva, ameixas e morangos.

Apesar de a nação ser banhada pelo mar do Norte, seu principal porto comercial está localizado no interior, na cidade de Antuérpia.

Juntamente com os Países Baixos (Holanda) e Luxemburgo, a Bélgica forma o Benelux, acordo de livre comércio que envolve essas três nações. A moeda oficial é o euro. O Produto Interno Bruto (PIB) atingiu a marca de 497,8 bilhões de dólares em 2009, e o PIB per capita do país é um dos mais elevados do planeta: 43.470 dólares.

A população da Bélgica possui um elevado padrão de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país está entre os 18 melhores do planeta, com média de 0,867. Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados para a maioria das residências. A taxa da mortalidade infantil é de 4 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas; a expectativa de vida é de 79 anos.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Bandeira da Bélgica
Bandeira da Bélgica

Assuntos Relacionados