Biodiversidade

As cores da biodiversidade.
As cores da biodiversidade.

A biodiversidade refere-se à quantidade de variedade biológica animal e vegetal existente em um ecossistema e que automaticamente constitui a biosfera.

A biodiversidade se desenvolve a partir da inter-relação entre os seres vivos, seja animal ou vegetal, mais os elementos naturais indispensáveis ao desenvolvimento da vida, como sol, água, ar, somente como isso pode haver a proliferação de todo e qualquer tipo de vida.

Atualmente, através das técnicas de engenharia genética, é possível manipular plantas e animais, esse processo é chamado de biotecnologia que tem capacidade de produzir uma mercadoria ou outro ser vivo a partir de organismos vivos, como a clonagem, por exemplo. O segmento que mais utiliza esse procedimento é a pecuária e a agricultura.

A variedade de plantas e animais dispostos na natureza tem motivado grandes e importantes empresas a utilizar tais recursos, produzindo mercadorias com elevados valores agregados.

Esse fator tem despertado a cobiça de importantes países, muitas vezes ou quase sempre as grandes florestas tropicais e equatoriais que abrigam grande biodiversidade estão sob o comando de países subdesenvolvidos que não conseguem administrar os seus recursos naturais.

A biopirataria tem sido um mecanismo de intervenção da soberania de muitos países, pois países ricos retiram porções genéticas para realização de estudos e detectar propriedades úteis para abastecer a indústria de remédios e cosméticos.

Isso e muitos outros fatores têm contribuído para a extinção de habitats e espécies da fauna e flora de diferentes ecossistemas espalhados pelo mundo. O homem tem capacidade de desenvolver muitas coisas, no entanto, não consegue reproduzir o que ele próprio destrói para atender seus interesses, além disso, todos nós temos nossa parcela de participação nesse processo, uma vez que para nos mantermos com todo o conforto que a vida moderna nos proporciona é preciso utilizar uma imensa quantidade de recurso e que, às vezes, passa despercebida.

O Brasil implantou uma medida de conservação de importantes espécies da flora do país chamado de Banco de Germoplasma, que é coordenado pela EMBRAPA, o programa visa armazenar sementes e não deixar que pereçam exemplares de nossa vegetação, além de recompor áreas degradadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados