Campos

“No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para os campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude. ”

O Brasil abriga, ao longo de seu território, grande variedade de formação vegetal, algumas abrangem grandes áreas, outras são restritas a pequenas porções do espaço. Um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas do Brasil são os campos.

Os campos são vegetações encontradas em áreas dispersas no território brasileiro, são composições herbáceas, exibe aspectos diversos e podem ser encontrados em restritas extensões. A particularidade desse tipo de cobertura vegetal é o fato de seu aparecimento descontínuo ao longo da superfície nacional.

Essa formação vegetal ocorre, em geral, em regiões de relevo plano ou então em áreas de climas frios e secos. Os campos constituídos basicamente por gramíneas são considerados de campos limpos. Quando as gramíneas estão misturadas a arbustos de pequeno porte, chamam-se campos sujos. No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para: campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude.

Campos meridionais:
são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.

Campos Hileia: formação campestre identificada, fundamentalmente, em áreas sujeitas a inundações, como o litoral do Amapá, Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense.

Campos de altitude: vegetação composta por herbáceas encontradas acima de 100 metros de altitude, é encontrada na Serra da Mantiqueira (Sudeste) e na região serrana de Roraima, lugar chamado de campinaranas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Eduardo de Freitas
Área de campo no Rio Grande do Sul.
Área de campo no Rio Grande do Sul.

Assuntos Relacionados