Canadá

O Canadá é um país localizado no norte do continente americano, possui como capital a cidade de Ottawa, limita-se ao sul, com os Estados Unidos; a noroeste, com o Alasca (EUA). É banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico.


Bandeira do Canadá.

O seu território ocupa uma área de 9.976.139 km², por isso é o segundo maior país, superado somente pela Federação da Rússia. Nessa imensa dimensão territorial se encontram cerca de 33,5 milhões de habitantes, que estão distribuídos de forma irregular, pois a maioria da população se estabelece ao longo dos seis mil quilômetros de fronteira (sul) com os Estados Unidos. Dentre as inúmeras nações do mundo, o Canadá apresenta um dos mais elevados indicadores sociais (qualidade de vida, renda per capita, educação, saúde, entre outros).


Brasão do Canadá.

A região oeste do país é cortada de norte a sul pelas Montanhas Rochosas. Já no centro do território há planícies, onde prevalecem enormes áreas cobertas por pradarias. O clima predominante é o temperado continental, com invernos muito frios, além do clima polar no norte e o de montanha em regiões rochosas. Em geral, o Canadá é muito frio, o que impede a ocupação plena da região, é por isso que a população e todo o setor econômico se concentram no sul, onde as temperaturas são mais amenas, essa região abriga os Grandes Lagos e o Vale do rio São Lourenço.

O país em questão possui uma grande área (cerca de 1/3 do território) coberta por florestas do tipo coníferas, tal abundância lhe coloca como o maior produtor de madeira e de celulose do planeta.

Em virtude de sua extensão territorial, existe em seu subsolo uma grande riqueza mineral, com destaque para a produção de urânio e zinco, ocupando o primeiro lugar do mundo. Essas não são as únicas jazidas, o país é um importante produtor de níquel, chumbo e gás natural. Em relação à produção de gás natural, o Canadá ocupa o terceiro lugar em nível mundial, respondendo por 7,4% de todo o gás produzido no planeta. Possui ainda grandes reservas de petróleo e carvão, na geração de energia elétrica é o maior produtor do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ottawa, capital canadense.
Ottawa, capital canadense.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados