Ceará
Localização do Ceará no mapa do Brasil

Criado em julho de 1603, o estado cearense é um dos territórios que compõem a Região Nordeste do Brasil, limitando-se ao norte com o Oceano Atlântico; ao sul com o estado de Pernambuco; a leste com os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e a oeste com o estado do Piauí.

Possui em sua área um litoral de 573 quilômetros, sendo um dos centros turísticos mais procurados do Brasil, tanto pelas suas praias quanto pela culinária, em que se destacam a lagosta, os frutos do mar e o baião de dois (arroz e feijão fradinho).

A extensão territorial do Ceará é de 148.825,602 km², o que equivale a 9,57% da área da Região Nordeste e 1,74% do Brasil. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 8.452.381 habitantes distribuídos em 184 municípios. Apresenta densidade demográfica de aproximadamente 56,7 hab / km².

Sua capital é a cidade de Fortaleza, outras cidades importantes do estado são: Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu, Crateús.

O relevo apresenta planalto, planícies e várzeas (leste e oeste). O ponto mais elevado é o pico Serra Branca, na serra do Olho d’Água, com 1.154 metros de altitude.
O território cearense abrange grandes extensões de serras e de sertões. Ao sul do estado situa-se a Floresta Nacional do Araripe, onde está a maior concentração mundial de fósseis do Período Cretáceo.

Contém em seu território 58 unidades de conservação, sendo 27 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 10 reservas particulares do patrimônio natural, 9 parques ecológicos, 4 reservas ecológicas particulares, 3 estações ecológicas, 2 monumentos naturais, uma floresta nacional, um jardim botânico, um corredor ecológico e uma reserva extrativista.

O clima do estado do Ceará é tropical, a vegetação é caracterizada pela presença de caatinga na maioria do seu território, apresenta também vegetação de restinga e salinas em estreita faixa litorânea.
Os principais rios são: Acaraú, Banabuiú, Jaguaribe, Salgado.


Bandeira do Ceará

A bandeira do Ceará é composta pelo verde e o amarelo, que retratam as matas e as riquezas minerais. O farol é uma referência à cidade de Fortaleza, a jangada representa o cearense e a carnaúba simboliza o extrativismo vegetal.

A economia do estado tem o setor de serviços como principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB), com 70,91%; em seguida a indústria, que corresponde a 23,07% e, por fim, a agricultura, com 6,02%.
Nos últimos anos, mais de 600 empresas nacionais e estrangeiras instalaram-se no estado, fortalecendo consideravelmente o setor industrial do Ceará. Esse fato ocorreu em razão dos incentivos que o governo ofereceu (doações de terrenos e isenção de impostos) e pela mão de obra barata. Os principais setores são calçadista, metal mecânico, siderúrgico, têxtil, de confecções e eletrônico.

Entre os problemas que a população cearense enfrenta, o principal é a escassez de água, o estado historicamente tem sofrido com a seca. A desigualdade social é outro fator agravante.

Assuntos Relacionados