Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Células de convecção da Terra

Células de convecção da Terra

“As células de convecção são as principais responsáveis pelos movimentos na litosfera terrestre.”

As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas.

É possível visualizar claramente como ocorre esse movimento em experiências: basta aquecer um fluído, como a água, e observar o movimento que ele realiza ao se atingir determinada temperatura. O líquido vai começar a se movimentar e, assim, realizar movimentos cíclicos de cima para baixo e de baixo para cima.

E por que isso acontece?

Porque o aquecimento da água na panela – semelhantemente ao que ocorre com o magma terrestre – acontece de forma desigual em seu volume de modo que a região mais próxima à fonte de calor fica mais aquecida que aquela que se encontra mais distante. Quanto mais quente, menos denso o líquido se torna, fazendo com que ele suba e o que está menos aquecido desça. Porém, ao subir, a temperatura do líquido mais quente diminui e a do mais frio, ao descer, eleva-se, dando continuidade ao ciclo.

No interior da Terra, o processo é o mesmo. A única diferença é que o magma é muito denso, o que faz com que esse movimento seja muito lento. Estima-se que a duração de um ciclo de uma corrente de convecção no interior da Terra demore centenas de anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para entender como as células de convecção atuam no interior da Terra, observe a figura abaixo.

Esquema da atuação das correntes de convecção
Esquema da atuação das correntes de convecção*

Podemos visualizar que a convecção mantélica funciona como se fosse uma “esteira”, que vai deslocando, aos poucos, as placas tectônicas posicionadas na litosfera terrestre. Assim, a consequência principal da movimentação das células do manto terrestre é o tectonismo.

Não há um consenso entre os geólogos de como acontece exatamente o movimento das células de convecção. Alguns acreditam que esse processo envolva todo o núcleo, enquanto outros afirmam que algumas partes dessa camada sejam densas demais para realizar esses movimentos. Há ainda quem afirma que não são apenas as correntes de convecção as responsáveis pelo tectonismo, que seria influenciado por outros fatores, como o aprofundamento e elevação da litosfera.

__________________________

* Créditos da imagem: Woudloper e Wikimedia Commons

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
O deslocamento do magma no interior da Terra forma as células de convecção
O deslocamento do magma no interior da Terra forma as células de convecção

Assuntos Relacionados