Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Che Guevara, Ernesto

Che Guevara, Ernesto

Che Guevara e Fidel Castro
Che Guevara e Fidel Castro

Che Guevara foi um revolucionário nascido na cidade de Rosário, Argentina, foi criado em uma família aristocrática, mas apesar disso Che Guevara se transformou em um guerrilheiro de ideologia esquerdista, que ficou mais evidenciada a partir de sua participação, juntamente com Fidel Castro, na revolução Cubana.

Che, no ano de 1947, ingressou no curso de medicina, em Bueno Aires, no entanto, antes de concluir o curso ele resolveu percorrer toda a América do Sul, a viagem foi realizada em uma motocicleta.

Nessa viagem pôde conhecer a realidade de pobreza e desigualdade presente nos países que conheceu, a partir dessa experiência ele se aderiu ao socialismo e sua corrente de pensamento. Em 1953 concluiu o curso de medicina e partiu novamente para outras viagens, no período em que chegou à Guatemala o país passava por um momento crítico, com uma revolução por acontecer, Che exerceu seu oficio no país cuidando dos nativos, foi nessa época que começou a ser chamado de Che e teve contato com o regime socialista.

Che Guevara foi considerado um revolucionário, se refugiou no México onde conheceu outro subversivo, o cubano também exilado Fidel Castro. Che convenceu Fidel a lutar contra o ditador cubano Fulgencio Batista. Após a união dos dois revolucionários, em 1955, Fidel e Che pisaram em território cubano e instauraram uma luta com a criação de uma guerrilha, passados quatro anos de lutas os rebeldes derrotaram Fulgencio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a vitória dos rebeldes ou revolucionários, Che ocupou o cargo de Ministro e Administrador do Banco Nacional e o Ministério da Indústria. Entretanto foi breve sua fixação em Cuba, pois em 1965 saiu com destino à outras revoluções na África e América do Sul, sempre com ideologia marxista, segundo ele as revoluções deveriam ocorrer em pontos estratégicos.

Porém na Bolívia, ao liderar um grupo de rebeldes, foi preso pelo exército boliviano e alguns agentes da CIA (Agência Central de Inteligência Norte-americana) e logo depois foi morto, dessa forma teve fim a vida do revolucionário sul-americano que lutou contra as diferenças sociais.

Os restos mortais de Che Guevara foram encontrados na Bolívia em 1997, e levados para o território cubano.

Assuntos Relacionados