Chile

O Chile está localizado no extremo oeste da América do Sul, seu litoral é banhado pelo Oceano Pacífico. O território chileno possui uma particularidade quanto ao seu formato, uma vez que no sentido norte-sul a extensão é de 4,3 mil quilômetros, enquanto que no sentido leste-oeste chega ao máximo 200 quilômetros. Desse modo, esse território possui uma configuração bastante desigual. Diante dessa e de outras particularidades o clima no Chile é bastante diversificado, apresenta desde o subtropical até o semi-árido no deserto do Atacama.

Além das características climáticas oriundas da configuração do território, predominam diferentes tipos de vegetações, algumas delas com aspecto mediterrâneo.

A população chilena está estimada em 16,9 milhões de pessoas, desse total pelo menos 95% são mestiços de ameríndios com brancos de descendência espanhola, grande parte da população se aglomera no centro do país, motivado pela presença de Santiago, uma cidade com aproximadamente 6 milhões de habitantes, que ocupa um lugar de destaque no cenário nacional, pois trata-se da capital federal e a maior do país.

Dentre os diversos países da América do Sul, o Chile apresenta uma superior condição social em relação aos outros países, embora falte muito para se enquadrar nos padrões das nações de primeiro mundo, pois apresenta graves problemas sociais e econômicos, como pobreza, desemprego, desigualdade na distribuição de renda.

A atividade agrícola no Chile é desenvolvida especialmente na região central do país, onde há ocorrência de clima mediterrâneo, condição favorável para o cultivo de plantas como a uva e também azeitonas, matéria-prima usada na produção de vinhos e de azeites. Outra cultura de grande destaque na produção agrícola é o cultivo de frutas para exportação.

Quanto às riquezas contidas no subsolo, o Chile é privilegiado na concentração de cobre, responde por 38% de toda reserva mundial. Como o cobre é um grande condutor de energia existem muitas fábricas de fios.

O parque industrial chileno está estabelecido em sua grande maioria nas proximidades da capital Santiago, onde está grande parcela da população, além das principais instituições financeiras. O setor industrial do país está vinculado basicamente à produção de alimentos, têxtil e processamento de minérios.

Uma das novas oportunidades de grande expansão no país é o setor do turismo, o país possui grande potencial em nível natural, cultural, arquitetônico, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma das lindas paisagens do Chile.
Uma das lindas paisagens do Chile.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados