Whatsapp icon Whatsapp

Coeficiente de Gini

O Coeficiente de Gini é um importante índice de medição das desigualdades sociais e do nível de concentração de renda.
O coeficiente de Gini mede a desigualdade e a concentração de renda no mundo
O coeficiente de Gini mede a desigualdade e a concentração de renda no mundo

O Coeficiente de Gini – também chamado de Índice de Gini – é um dado estatístico utilizado para avaliar a distribuição das riquezas de um determinado lugar. Esse índice recebe esse nome em homenagem ao seu desenvolvedor, o estatístico italiano Corrado Gini, que elaborou esse conceito em 1912.

Esse importante dado numérico funciona da seguinte forma: é mensurado em um número que vai de 0 a 1, de forma que 0 representa um país totalmente igualitário – isto é, em que toda a sua população possui a mesma renda –, e 1 representa um país totalmente desigual, em que apenas um indivíduo ou uma parcela muito restrita de pessoas concentra toda a renda existente.

O Brasil possui um dos piores coeficientes de Gini do mundo, ficando empatado com Equador e estando à frente de países como a Bolívia, Camarões e Madagascar, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O certame ainda destacou que, entre os 15 países mais desiguais do mundo, 10 deles encontram-se na América Latina.

Isso significa que o Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda, em que uma pequena parcela da população retém a maior parte da riqueza. Apesar desse dado ruim, vale a ressalva de que o país é aquele que apresenta a melhora mais significativa do índice de Gini em todo o mundo nos últimos anos. Em 1990, o valor do coeficiente era de 0,607 e, em 2011, caiu para 0,527.

Os motivos que levaram à sucessivas quedas, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), estão relacionados, sobretudo, com a estabilização da moeda depois da forte crise econômica que marcou o país no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, além da difusão de programas governamentais de base assistencialista, como o Bolsa Família. Além do mais, apesar do modelo educacional brasileiro ainda ser considerado precário, houve algumas melhorias nesse setor, o que, aliado ao aumento da oferta de empregos, condicionou melhores oportunidades à parcela mais pobre da população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os países menos desiguais em todo o mundo, conforme as medições do coeficiente de Gini, são Hungria (0,244), Dinamarca (0,247) e Japão (0,249). Em situação alarmante, além do Brasil e dos demais países mencionados, destacam-se a África do Sul (0,593) e a Namíbia (0,707).

Apesar de ter a importante função de demonstrar os níveis de desigualdade existentes em um determinado território, o índice de Gini possui algumas limitações. Primeiramente, os dados informados nem sempre são precisos e referem-se a um período relativamente curto ao longo do ano, o que diminui o seu grau de precisão. Em segundo lugar, os dados são obtidos a partir de um fornecimento voluntário por parte dos governos e agências de pesquisa, de forma que, conforme os diferentes interesses, as informações podem apresentar distorções. Além disso, esse dado não verifica a potencialidade de crescimento da população mais rica em face da população mais pobre e vice-versa, apresentando apenas informações “estáticas”.

De toda forma, esse coeficiente é importante no sentido de fornecer uma melhor noção da desigualdade existente no mundo, além de promover a abertura necessária para medidas de inclusão de renda e melhorias nas condições de vida da parcela mais pobre da população. 

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados
O que é subdesenvolvimento?
O subdesenvolvimento, seus conceitos, suas causas e características.
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Veja tudo sobre o IDH! Saiba quem criou o conceito, como ele é utilizado pela ONU e como é feito seu cálculo. Veja também os países que lideram o ranking mundial.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.