Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Como se formam as dunas?

Como se formam as dunas?

As dunas formam-se a partir do transporte de sedimentos pelos ventos e quando eles encontram algum obstáculo no solo ou no relevo.

As dunas são formas de relevo que consistem na acumulação de areia, formando uma pequena ou grande elevação superficial. Quase sempre as dunas são formadas pela ação dos ventos, que são responsáveis por desgastar as rochas e transportar os seus sedimentos ou ainda de mover pequenos grãos sedimentares já existentes na superfície terrestre.

Mas como se formam as dunas?

Como já mencionamos, as dunas mais comuns são aquelas formadas pelos ventos, sendo por isso chamadas de dunas eólicas. Elas formam-se a partir do acúmulo dos sedimentos transportados pelos ventos quando estes encontram algum tipo de obstáculo. Confira o esquema a seguir:


Quadro 1: Condições para a formação das dunas


Quadro 2: Início da formação de uma duna


Quadro 3: Nossa duna está começando a crescer!


Quadro 4: O crescimento das dunas é lento e gradativo

Observando a sequência de imagens, notamos que o quadro 1 demonstra os requisitos para a formação das dunas, que são ventos fortes e constantes, sedimentos (grãos de areia) muito finos e em grande quantidade, além de um obstáculo no solo ou no relevo. No quadro 2, percebemos que o obstáculo contribui para o acúmulo de sedimentos (areia) na parte que não é totalmente atingida pelos ventos. Em seguida, nos quadros 3 e 4, a própria duna que está sendo formada torna-se um obstáculo para o acúmulo de mais sedimentos.

A face frontal mais suave das dunas é chamada de barlavento e a mais inclinada é chamada de sotavento. As dunas geralmente apresentam essa aparência porque essa é a forma com que os grãos de areia permanecem mais estáveis mecanicamente, com o sotavento apresentando um grau de inclinação próximo aos 33º.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar também por que as dunas movem-se, ou seja, por qual razão elas transformam-se e aparentam “mudar de lugar” com o passar do tempo e pela ação dos ventos. Isso ocorre porque os sedimentos encontrados no barlavento continuam sendo carregados pelos ventos, sendo depositados mais adiante, fazendo com que as dunas “andem para trás” em relação ao deslocamento do ar. No entanto, quando se forma algum tipo de vegetação pioneira, as dunas tendem a estabilizar-se.


Exemplo de uma pequena duna estabilizada pela vegetação

E qual é a função das dunas?

As dunas possuem múltiplas funções, tais como: conter a força dos ventos no litoral, proteger o solo e as composições do relevo da erosão eólica a sotavento das dunas, conter o avanço da água do mar, diminuir a “invasão” de areia nas áreas que se encontram atrás das dunas, reduzir a penetração da água salgada do mar no lençol freático, entre outras.

Em casos de dunas que contam com vegetação, é importante a sua conservação. A remoção dessa cobertura ou sua destruição pelo pisoteio pode causar erosões na própria duna ou até fazer com que ela “mova-se” mais rapidamente, invadindo áreas de moradias e de produção agrícola. As dunas são, portanto, uma das evidências do equilíbrio necessário entre os diversos elementos da natureza, que precisam estar sempre em harmonia.

As dunas podem formar um belo cenário na paisagem
As dunas podem formar um belo cenário na paisagem
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados