Comunidade Britânica

 Bandeira do Reino Unido
Bandeira do Reino Unido

A Comunidade Britânica é uma associação da qual fazem parte o Reino Unido e a maioria de suas ex-colônias que mantêm laços de cooperação com o intuito de promover a democracia, o desenvolvimento econômico e social e garantir os direitos humanos de cada país integrante. Sua formação teve início na década de 1930.

Atualmente, a Comunidade Britânica possui 54 países membros, totalizando aproximadamente 2 bilhões de pessoas. Ruanda foi aceita no grupo através da Cúpula dos Líderes de Governo da Comunidade Britânica que aconteceu durante os dias 27 e 29 de novembro de 2009 em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago. Ruanda e Moçambique são os únicos integrantes da Comunidade Britânica que nunca foram administrados pelo governo britânico.

A organização oferece apoio técnico e científico aos membros mais pobres em áreas como, agricultura, indústria, energia, saúde e educação. Desde 1990, a Comunidade Britânica monitora eleições a pedido dos governos para que possíveis fraudes eleitorais não ocorram.

Em dezembro de 2003, o Zimbábue foi afastado da associação até que a nação realizasse reformas democráticas. O então presidente do país, Robert Mugabe, não concordou com a decisão e retirou o Zimbábue da Comunidade Britânica.

As decisões estabelecidas pela Comunidade Britânica são realizadas através do Secretariado, que consiste numa reunião com os representantes de governo de todos os países membros, esse é o principal órgão da comunidade e foi fundado em 1965. O Secretariado-Geral é eleito pelos líderes dos países, cujo mandato é de quatro anos. Desde 1º de abril de 2008, o Secretariado da Comunidade Britânica é liderado por Kamalesh Sharma, da Índia.

Os países membros da Comunidade Britânica são: África do Sul, Antigua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Botsuana, Brunei, Camarões, Canadá, Chipre, Cingapura, Dominica, Gâmbia, Gana, Granada, Guiana, Ilhas Maldivas, Ilhas Maurício, Ilhas Fiji, Ilhas Salomão, Índia, Jamaica, Lesoto, Malásia, Maláui, Malta, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Reino Unido, República de Kiribati, República de Nauru, República Unida da Tanzânia, Ruanda, Samoa, Santa Lúcia, São Cristovão e Névis, São Vicente e Granadinas, Seicheles, Serra Leoa, Siri Lanka, Suazilândia, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados