Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Coreia do Sul

Coreia do Sul

Localizada no sudeste da Ásia, a República da Coreia, mais conhecida por Coreia do Sul, é um país originado da divisão do território da antiga Coreia que, após a Segunda Guerra Mundial (1945), foi fragmentada em duas porções, dando origem à Coreia do Norte (comunista) e à Coreia do Sul (capitalista). Essa divisão teve como critério a passagem do paralelo 38° norte.

Esses dois novos países nunca atingiram estabilidade nas relações políticas, e o programa nuclear da Coreia do Norte tem aumentado as tensões entre as duas nações, que tecnicamente estão em guerra desde 1950.

A Coreia do Sul está situada ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional); seu território está localizado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental) e a nação também pertence à Zona Temperada do Norte, pois está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

Banhada pelo oceano Pacífico, a Coreia do Sul possui extensão territorial de 99.016 quilômetros quadrados, ocupando a porção meridional da Península da Coreia. Seu terreno é montanhoso e o clima é temperado continental.

A população sul-coreana soma 48.332.820 habitantes, a densidade demográfica é de 488 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, um país bastante povoado. Seul, capital do país, é a cidade mais populosa: 9.796.000 habitantes. A maioria da população nacional reside em áreas urbanas (82%).

Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. A economia nacional cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis. Entre as principais empresas sul-coreanas estão a Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Coreia do Sul apresenta excelentes indicadores sociais, diferentemente da vizinha Coreia do Norte. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sul-coreano é considerado muito alto: 0,877, ocupando o 12° lugar no ranking mundial. A taxa de mortalidade infantil é uma das menores do planeta: 4 óbitos a cada mil nascidos vivos. Outros aspectos positivos são a eficácia do sistema educacional, os serviços de saneamento ambiental e o sistema de saúde.

 


Bandeira da Coreia do Sul

Dados da Coreia do Sul:

Localização: Ásia.

Capital: Seul.

Área: 99.016 km².

Idioma: Coreano.

População: 48.332.820 habitantes.

Densidade demográfica: 488 hab/km².

População subnutrida: 4,5%.

Esperança de vida ao nascer: 78,2 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,877.

Moeda: Won sul-coreano.

Produto Interno Bruto (PIB): 929,1 bilhões de dólares.

PIB per capita: 19.841 dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte

Assuntos Relacionados