Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Cuba, um país que rompeu com o imperialismo

Cuba, um país que rompeu com o imperialismo

Cuba é um país localizado na América Central, é banhado pelo mar do caribe por se tratar de uma ilha.

O território de Cuba é pouco maior que o estado de Pernambuco e possui uma população de 11,2 milhões de habitantes, o país tem uma história semelhante aos outros países latinos, dependência financeira. Na segunda metade do século XX, Cuba era extremamente dependente dos Estados Unidos e Inglaterra.

Em 1959, Fidel Castro tomou o poder através de um golpe de estado, logo que assumiu o poder adotou uma política antiimperialista com um governo ditador de regime socialista, com o novo modelo político-econômico ele deu prioridade aos setores de saúde e educação, em contrapartida o governo americano promoveu embargo econômico, essa rivalidade fica bem próxima, pois o território cubano está a 170 km dos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cuba na atualidade

Cuba conseguiu implantar suas reformas com ajuda soviética, que era um líder mundial socialista, mas como quem sustentava as medidas do regime era a União Soviética e essa, em 1991, passou por um desmoronamento interno, e em uma profunda crise econômica não conseguiu subsidiar Cuba. Como seu principal parceiro e sustentador se declinou o PIB cubano caiu drasticamente e mergulhou em uma profunda crise.


Atualmente o país, sem deixar suas idéias socialistas de lado, tem promovido uma abertura da economia, com a entrada de capital estrangeiro na construção de luxuosos hotéis no litoral das praias do Caribe. Mas a produção de Cuba é restrita a produtos primários.

A Bandeira de Cuba
A Bandeira de Cuba
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados