Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Coletas de frutos nativos como o pequi é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois produz renda e preservação.
Coletas de frutos nativos como o pequi é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois produz renda e preservação.

O significado de desenvolvimento sustentável pode ganhar diferentes vertentes que varia de acordo com o interesse de quem o concebe.

De uma forma simples, desenvolvimento sustentável corresponde à consciência de utilizar os recursos da natureza no presente de maneira que não comprometa as reservas que serão necessárias às gerações futuras, além disso, o desenvolvimento sustentável visa unir a manutenção das sociedades com a preservação ambiental e buscar alternativas que não agridem tanto e que diminua os impactos provocados pela ação antrópica.

O atual modelo de produção e da própria sociedade de consumo ao longo do tempo produziu grandes alterações e desequilíbrio no meio natural como nunca havia acontecido na história da humanidade.

O modelo econômico que vigora gerou uma enorme riqueza e ao mesmo tempo miséria, degradação humana e ambiental.

Para aplicação do desenvolvimento sustentável é necessário partir do pressuposto de que os recursos disponibilizados na natureza são passiveis de esgotamento total, além disso, propõe a geração de produtos não em quantidade mais sim em qualidade para poupar as reservas de recursos.

Dentre as inúmeras propostas para a aplicação de um desenvolvimento sustentável é necessário promover entre outras coisas:

- Produção de energia a partir de fontes alternativas que não agridem o meio ambiente.

- Implantação do selo verde em produtos oriundos de madeira, comprovando que sua origem não está ligada à extração predatória de áreas nativas e que realizam o manejo florestal.

- Instituir criação de peixes e animais marinhos para impedir a pesca predatória.

- Criação de projetos em âmbito global de reciclagem e tratamento de lixo, realizando a reutilização de materiais.

- Implantação de medidas efetivas para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, com obrigação das indústrias filtrarem as fumaças reduzindo drasticamente os níveis de poluentes, promover projetos de transporte coletivo de qualidade para retirar o grande número de carros das ruas.

- Conscientizar as pessoas em relação às conseqüências do consumismo.

Essas são algumas possíveis soluções para o caso, no entanto, esse processo é muito complexo, uma vez que os países que mais poluem não se comprometem a cumprir acordos ambientais temendo que sua economia seja prejudicada. Essa idéia é um tanto quanto impensada, pois o que adianta ter altos níveis de riquezas econômicas se em um futuro próximo não haver condições de vida no planeta? Os cofres vão estar cheios, mas não haverá pessoas para gastar o dinheiro acumulado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados