Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Deserto do Kalahari

Deserto do Kalahari

O Deserto do Kalahari é um deserto localizado na região sul da África, sendo o segundo maior do continente africano e o quinto maior do mundo, com cerca de 930 mil km², ocupando parte do território de África do Sul, Namíbia, Angola, Zâmbia e Botsuana. Conhecido também como Calaari, seu nome advém da palavra kgalagadi, que significa “grande sede”.

Mapa de localização do Deserto do Kalahari
Mapa de localização do Deserto do Kalahari

Alguns especialistas defendem a tese de que o Kalahari não se trata de um deserto, em função dos elevados índices pluviométricos em determinados período do ano e da presença de uma significativa quantidade de espécies animais e vegetais em algumas regiões.

Trata-se de um ambiente considerado muito “traiçoeiro”, pois em um curto período do ano, as chuvas são abundantes e contribuem para a formação de rios e extensas vegetações, que podem atrair pessoas e animais. Porém, logo depois, o clima torna-se novamente seco e a paisagem desértica predomina, faltando água e alimento.

Quem vai ao Kalahari esperando encontrar aquela aparência típica de um deserto, com formação de dunas e com a ausência total de vegetação, decepciona-se. O cenário do deserto é composto predominantemente por um capim seco e por pequenas formações em dunas avermelhadas. Porém, a paisagem não é homogênea: ao norte, há uma vegetação mais densa – com a presença de rios, como o Okavango, e animais, como hienas e suricatas –, entretanto, à medida que avançamos para o sul, a paisagem vai se modificando e tornando-se cada vez mais seca e inóspita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O clima seco contribui para a grande variação de temperatura ao longo do ano. Em determinadas épocas, a temperatura pode alcançar os 50º e, no inverno, o frio predomina e as temperaturas mínimas registram 0ºC. O clima é um dos principais fatores que dificultam a permanência humana nesse deserto.

No entanto, apesar das condições adversas, habitam no Kalahari algumas tribos africanas, que resguardam costumes antigos e sobrevivem da caça de animais, dos quais se utilizam da carne para alimento, da pele para roupas e aquecimento, e dos ossos para produção de armas de caça. Algumas dessas tribos nunca ou quase nunca estabeleceram contato com a civilização ocidental. Uma delas é ironicamente retratada na comédia Os deuses devem estar loucos (1980), dirigida por Jamie Uys.

Algumas populações do Kalahari *
Algumas populações do Kalahari *

O Kalahari também possui um grande potencial econômico, graças aos recursos naturais nele existentes. Sua principal atividade é a mineração, em que empresas trabalham na extração de urânio, carvão mineral, cobre e níquel. Infelizmente, a exploração em larga escala do deserto vem contribuindo para a diminuição de sua flora e fauna, além de propiciar a ampliação do deserto ao longo do espaço africano.

__________________________

* Créditos da imagem: Janvdb95 e Shutterstock

Kalahari, um dos mais famosos desertos do mundo
Kalahari, um dos mais famosos desertos do mundo
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados