Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre rural e agrário

A diferença entre o rural e o agrário encontra-se não somente nas paisagens, mas principalmente nas atividades desempenhadas.
Exemplo de práticas agrárias no meio rural
Exemplo de práticas agrárias no meio rural

É comum lermos ou ouvirmos por aí as expressões “rural” e “agrário”, muitas vezes tratadas como sinônimos. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

O rural, ou, mais precisamente, o meio rural, é um termo mais amplo que envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele envolve práticas agrárias e não agrárias. Por outro lado, o meio agrário é aquele em que se realizam práticas econômicas e sociais eminentemente relacionadas sobretudo com o setor primário, sejam elas agrícolas, pecuárias ou extrativistas.

Portanto, o espaço rural é composto por paisagens que, nem sempre, são humanizadas, envolvendo áreas de reservas florestais não ocupadas ou não diretamente transformadas pelas atividades humanas. Assim sendo, podemos dizer que nem todo o meio rural é um espaço geográfico, ou seja, aquele espaço composto pelas sociedades e suas práticas.

Podemos dizer então que o espaço agrário é apenas uma parte do meio rural?

Nem sempre. Existem algumas práticas agrárias que se manifestam no espaço urbano, embora isso seja cada vez mais raro. Um exemplo é o cultivo de hortaliças em um bairro urbanizado ou a existência de uma chácara – ou até um conjunto delas – em uma zona urbana. Essas são práticas e constituições agrárias no espaço das cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, existem práticas urbanas no meio rural. É o caso, por exemplo, dos resorts, spas, hotéis-fazenda, clubes esportivos e, em uma tendência mais recente, de alguns condomínios fechados que se encontram em locais propositalmente afastados das cidades.

Hotel-fazenda: prática urbana no meio rural *
Hotel-fazenda: prática urbana no meio rural *

No atual momento do capitalismo, a urbanização do meio rural é cada vez mais frequente. Isso porque esses locais citados acima atualmente são possíveis graças aos avanços dos transportes e das comunicações, que permitem o rápido contato entre o espaço das cidades e as localidades mais afastadas. Diante disso, conclui-se que o rural vai se tornando cada vez mais uma mera extensão das cidades, estando diretamente vinculado e subordinado a elas.

____________________

* Créditos da Imagem: Ben Brooksbank e Wikimedia Commons

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
Agropecuária extensiva e intensiva
Agricultura e Agropecuária extensiva e intensiva, O que é Agropecuária extensiva, O que é Agropecuária intensiva, Quais são as diferenças entre a Agropecuária extensiva e intensiva, Os níveis tecnológicos da Agropecuária extensiva e intensiva.
Fronteira Agrícola no Brasil
Compreenda a questão da expansão da Fronteira Agrícola no Brasil e as questões a ela relacionadas.
O Trabalho e a Terra no Brasil
O Trabalho e a Terra no Brasil, Como ocorre o Trabalho e a Terra no Brasil, As lutas de trabalhadores no campo, As lutas pela posse da terra no Brasil, As divergências entre trabalho e capital no campo brasileiro.
Solo e Produção Agrícola
Solo e Produção Agrícola, tecnologias químicas das agroindústrias, uso de fertilizantes sistematicamente, empresas agropecuárias.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.