Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Diferença entre rural e agrário

Diferença entre rural e agrário

A diferença entre o rural e o agrário encontra-se não somente nas paisagens, mas principalmente nas atividades desempenhadas.

Diferença entre rural e agrário
Exemplo de práticas agrárias no meio rural

É comum lermos ou ouvirmos por aí as expressões “rural” e “agrário”, muitas vezes tratadas como sinônimos. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

O rural, ou, mais precisamente, o meio rural, é um termo mais amplo que envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele envolve práticas agrárias e não agrárias. Por outro lado, o meio agrário é aquele em que se realizam práticas econômicas e sociais eminentemente relacionadas sobretudo com o setor primário, sejam elas agrícolas, pecuárias ou extrativistas.

Portanto, o espaço rural é composto por paisagens que, nem sempre, são humanizadas, envolvendo áreas de reservas florestais não ocupadas ou não diretamente transformadas pelas atividades humanas. Assim sendo, podemos dizer que nem todo o meio rural é um espaço geográfico, ou seja, aquele espaço composto pelas sociedades e suas práticas.

Podemos dizer então que o espaço agrário é apenas uma parte do meio rural?

Nem sempre. Existem algumas práticas agrárias que se manifestam no espaço urbano, embora isso seja cada vez mais raro. Um exemplo é o cultivo de hortaliças em um bairro urbanizado ou a existência de uma chácara – ou até um conjunto delas – em uma zona urbana. Essas são práticas e constituições agrárias no espaço das cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, existem práticas urbanas no meio rural. É o caso, por exemplo, dos resorts, spas, hotéis-fazenda, clubes esportivos e, em uma tendência mais recente, de alguns condomínios fechados que se encontram em locais propositalmente afastados das cidades.

Hotel-fazenda: prática urbana no meio rural *
Hotel-fazenda: prática urbana no meio rural *

No atual momento do capitalismo, a urbanização do meio rural é cada vez mais frequente. Isso porque esses locais citados acima atualmente são possíveis graças aos avanços dos transportes e das comunicações, que permitem o rápido contato entre o espaço das cidades e as localidades mais afastadas. Diante disso, conclui-se que o rural vai se tornando cada vez mais uma mera extensão das cidades, estando diretamente vinculado e subordinado a elas.

____________________

* Créditos da Imagem: Ben Brooksbank e Wikimedia Commons

Assuntos Relacionados