Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Domínio dos Mares de Morro

Domínio dos Mares de Morro

Os Mares de Morro formam um domínio morfoclimático brasileiro localizado na maior parte das áreas litorâneas do país, do Nordeste ao Sul.

Os Mares de Morro configuram um tipo de domínio morfoclimático do Brasil conforme a classificação elaborada por Aziz Ab'Saber. Esse domínio estende-se por toda a faixa litorânea oriental do país, desde a região Nordeste até o estado de Santa Catarina, e é basicamente constituído pela Mata Atlântica e por algumas outras formações vegetais.

Mapa de localização dos Mares de Morro ao longo do litoral atlântico
Mapa de localização dos Mares de Morro ao longo do litoral atlântico

O nome “Mares de Morro” foi assim atribuído em função das feições externas e aparentes de suas formas de relevo, que apresentam morros arredondados ou mamelonares, com destaque especial para a Serra do Mar. Essas feições devem-se ao fato de esse ser um revelo muito antigo que é resultante da formação de dobramentos da Era Pré-Cambriana e que, portanto, foi muito desgastado pelos agentes exógenos ou externos, contribuindo, assim, para a formação de vertentes com topo arredondado.

Relevo dos Mares de Morro, com aparência mamelonar *
Relevo dos Mares de Morro, com aparência mamelonar *

O domínio dos Mares de Morro é predominantemente constituído por áreas de planalto, notadamente os planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, conforme a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross. Cita-se também a presença das planícies e tabuleiros litorâneos, algumas depressões periféricas e os planaltos e chapadas da Bacia do Paraná.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os solos das áreas onde se encontram os Mares de Morro são de elevada profundidade, em função do longo tempo de exposição aos processos intempéricos. Ao mesmo tempo, observa-se que esses solos são muito desgastados, tendo passado por sucessivos processos de lixiviação (lavagem superficial do solo). Nas áreas do Nordeste, mais precisamente na Zona da Mata, predominam os solos de massapê, originados a partir da decomposição do granito e da gnaisse. No Sudeste, são encontrados os solos de salmourão, mais argiloso.

A Mata Atlântica, principal domínio florestal, apresenta um substrato original bastante diversificado, o que, aliado às diferenças de latitude, explica a diversidade climática ao longo do domínio dos Mares de Morro. Registra-se também a proeminência dos manguezais, das restingas e das matas pluviais de planície e de encosta.

Do ponto de vista da população, os Mares de Morro correspondem ao domínio morfoclimático brasileiro mais ocupado territorialmente, sendo, ao mesmo tempo, o espaço que sofreu mais gravemente os efeitos da ação humana, com a maior parte de suas áreas naturais devastada para atividades agropecuárias e para a construção de áreas urbanas. Tal fator, somado à suscetibilidade do solo aos processos erosivos, contribui para a presença de uma grande quantidade de erosões e voçorocas na região.

_________________________

* Créditos da imagem: Andrevruas / Wikimedia Commons

Aspectos fisionômicos característicos dos Mares de Morro
Aspectos fisionômicos característicos dos Mares de Morro
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados