Eclipse Lunar

O eclipse lunar ocorre quando a lua se posiciona nas zonas umbra ou penumbra da sombra da Terra.

O eclipse lunar é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Trata-se de um fenômeno ocasional, cujas características e formas aparentes dependerão da posição do planeta em relação ao seu satélite natural. Confira o esquema a seguir:

Esquema ilustrativo do eclipse lunar
Esquema ilustrativo do eclipse lunar

Com a leitura da imagem, é possível perceber que a sombra da Terra projeta-se sobre a da Lua, ocorrendo o eclipse. Este se torna mais visível quando ocorre sobre a umbra deixada pelo planeta na órbita lunar.

O eclipse lunar acontece somente com a lua cheia, pois é nesse momento em que ela está completamente alinhada com a Terra em relação ao Sol. Na verdade, podemos dizer que esse fenômeno é algo relativamente raro, pois, graças à inclinação de 5º da lua em relação à órbita da Terra ao redor do sol, quase sempre a lua está “em cima” ou “embaixo” da sombra da Terra.

Por esse motivo, para o eclipse acontecer, quando houver lua cheia, é preciso que o nosso satélite esteja alinhado com a órbita eclíptica do planeta ao redor do sol, o que é um fenômeno esporádico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral.

O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Nesses casos, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.

O eclipse parcial, como o nome sugere, é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.

Eclipse lunar parcial
Eclipse lunar parcial

O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Em muitos desses casos, o eclipse nem é notado pelas pessoas, apenas por especialistas, pois a lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.

Representação de um eclipse lunar
Representação de um eclipse lunar
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados