Whatsapp icon Whatsapp

ECO-92

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) foi um evento internacional que discutiu as premissas do desenvolvimento sustentável.
Vista aproximada das mãos de uma pessoa segurando um globo de vidro em um ambiente de vegetação.
A preservação do meio ambiente foi uma das principais preocupações da ECO-92.

A ECO-92 ou Rio-92 foi uma das principais conferências ambientais do planeta. Ela foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global. Essa conferência ambiental centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável, considerado inovador para o período em questão.

A aliança entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental foi a premissa do evento, que contou com a participação de 179 países. O principal documento gerado pela ECO-92 foi a Agenda-21, conjunto de metas e estratégias definidas pelos países participantes para promover o desenvolvimento sustentável do planeta. Após a ECO-92 foram realizadas outras conferências ambientais mundiais, como a Rio+10 e a Rio+20.

Leia também: 5 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

Resumo sobre ECO-92

  • A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) foi um evento ambiental internacional realizado no Rio de Janeiro em 1992.

  • O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global, especialmente por meio da defesa do desenvolvimento sustentável.

  • As mudanças climáticas, a preservação da água, o transporte alternativo, o turismo ecológico e as políticas de reciclagem foram temas importantes tratados na ECO-92.

  • A Agenda 21, programa de ações ambientais com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, foi o principal documento assinado na ECO-92.

  • A ECO-92 é considerada uma das principais conferências internacionais sobre o meio ambiente em razão da sua repercussão em diversas esferas da sociedade.

  • A Rio+10, cujo nome oficial é Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada em Joanesburgo (África do Sul), dez anos após a ECO-92.

  • A Rio+20, realizada 20 anos após a ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro, produziu o importante documento O Futuro que Queremos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico da ECO-92

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também chamada de ECO-92, foi um evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. Tal evento foi realizado em um momento histórico-econômico no qual crescia a preocupação da sociedade mundial com a preservação do meio ambiente.

Portanto, a conferência foi desenhada com o intuito de debater formas de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, objetivo traduzido por meio do conceito de desenvolvimento sustentável. A chamada ECO-92 foi a segunda grande conferência intencional sobre as questões ambientais, sendo um desdobramento importante da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em junho de 1972, em Estocolmo (Suécia).

Objetivos e papéis da ECO-92

O principal objetivo da ECO-92 foi realizar um debate sobre o cenário ambiental global em suas múltiplas facetas. Para tal, adotou-se como tema central a defesa de formas de desenvolvimento sustentável. Tal conceito, apesar de amplamente difundido nos dias atuais, ainda era considerado inovador para a época e desconhecido da população em geral. Sendo assim, foram discutidas ações ambientais que conciliassem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

A ECO-92 foi realizada no mês de junho de 1992, na cidade de Rio de Janeiro (Brasil), sendo até então um dos eventos ambientais de maior repercussão no mundo, com a participação ampla de autoridades políticas, acadêmicas e empresariais e ainda a sociedade civil organizada. Como dito anteriormente, a conferência trabalhou como conceito central o desenvolvimento sustentável, considerado inovador para a época, por conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Assim, a ECO-92 teve um papel importante na difusão do conceito de desenvolvimento sustentável e na proposição de medidas de defesa do meio ambiente. As principais temáticas tratadas na ECO-92 foram:

Quantos foram os países participantes da ECO-92?

A ECO-92 contou com a participação de 179 países, dos diversos continentes do globo, sendo considerada até então a maior conferência ambiental mundial em termos de participação e repercussão. O Brasil, como país-sede da conferência, adquiriu grande protagonismo na área ambiental na época, cenário que foi se desgastando até os dias atuais.

Resoluções da ECO-92

A ECO-92 produziu diversos resultados importantes na área ambiental, como forte repercussão no desenho de políticas públicas de meio ambiente, em especial por meio da promoção do desenvolvimento sustentável. A conferência resultou em diferentes documentos que foram amplamente debatidos pela sociedade global, como a chamada Agenda-21, um programa de ações bastante complexo que traduziu as preocupações de governos e sociedades com a preservação ambiental.

Além disso, a ECO-92 influenciou na ocorrência de três grandes convenções internacionais na área ambiental: a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Também foram documentos importantes elaborados na ECO-92 a Declaração de Princípios sobre Florestas e a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Saiba mais: Acordo de Paris — o tratado, assinado por 195 países, que busca conter o aumento do aquecimento global

Qual a importância da ECO-92?

A ECO-92 é considerada até os dias atuais uma das principais conferências ambientais realizadas em nível global, especialmente em razão da sua grande repercussão e formalização de documentos importantes para a questão ambiental no planeta, como a Agenda-21.

Ilustração representando as metas do desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável foi um conceito muito difundido após a ECO-92.

Dessa forma, a importância da ECO-92 está atrelada especialmente à repercussão do evento, uma vez que foi um marco na adoção do conceito de desenvolvimento sustentável em agendas políticas diversas, reunindo esforços nas áreas da economia, da diplomacia e da política.

A questão ambiental tornou-se protagonista em diversos campos de debate no planeta, sendo que os resultados da conferência foram utilizados na formulação de políticas públicas diversas.

Rio+10

A Rio+10, cujo nome oficial é Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada em Joanesburgo (África do Sul), dez anos após a ECO-92. O principal objetivo dessa conferência foi realizar um debate sobre as propostas apresentadas na ECO-92, especialmente no documento Agenda-21, por meio da sua atualização para as novas demandas ambientais advindas da sociedade global. A Rio+10 foi bastante criticada em razão da ausência de resultados concretos após a ECO-92 e por causa das dificuldades dos países em implantar mudanças práticas no que toca as políticas de preservação ambiental.

Rio+20

A Rio+20, chamada oficialmente de Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada no Rio de Janeiro. O principal objetivo dessa conferência foi realizar uma discussão sobre os avanços advindos das políticas ambientais globais, especialmente após a realização da ECO-92, 20 anos antes. A conferência também centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável. O principal resultado da Rio+20 foi a elaboração do documento O Futuro que Queremos

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agenda 21
Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira.
Conferências sobre o meio ambiente
Confira um resumo das principais conferências sobre o meio ambiente realizadas desde a Conferência de Estocolmo até a Rio+20.
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
Fusos horários
Os fatores que fazem o mundo possuir horários distintos.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Linha do Equador
Saiba as principais informações relacionadas à Linha do Equador e veja dados diversos sobre a mais importante linha imaginária da Terra.
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade e algumas graduações voltadas para esse fim.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.