Eco–92

A intensificação dos problemas ambientais despertou a necessidade de uma conscientização ecológica em escala global. Nesse contexto, conferências internacionais são realizadas por meio de debates cujo objetivo é promover possíveis atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia em 1972, foi o primeiro grande evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que discutiu as questões ambientais. Outros eventos foram realizados, entre eles a Eco-92, sediada no Brasil.

Em 1992 aconteceu um encontro internacional para debater os problemas ambientais, esse evento ficou conhecido como Eco-92 ou Rio-92, realizado entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Essa conferência teve grande repercussão mundial, da qual participaram representantes de 176 países, 1.400 Organizações Não Governamentais (ONGs), totalizando mais de 30 mil participantes.

Durante a Eco-92 foram discutidos os problemas ambientais existentes e suas possíveis consequências, além de ter feito uma análise dos progressos realizados desde a primeira conferência realizada em Estocolmo. Foram aprovadas duas convenções durante a Eco-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas.

Outro documento muito importante assinado durante o evento foi a Agenda 21, um plano de ação e metas com 2.500 recomendações sobre como atingir o desenvolvimento sustentável. Segundo esse documento, o qual defende a ajuda dos países desenvolvidos àqueles em desenvolvimento, a conservação ambiental do planeta não pode ser alcançada sem a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais.

Entre os objetivos da Agenda 21, destacam-se:

- A universalização do saneamento básico e do ensino;
- Maior participação das ONGs, dos sindicatos e dos trabalhadores na vida da sociedade;
- O planejamento e o uso sustentado dos recursos do solo, das formações vegetais e dos rios, lagos e oceanos;
- A conservação da biodiversidade.

As ONGs também participaram de forma ativa do encontro, e realizaram de forma paralela, o Fórum Global, que aprovou a Carta da Terra. Esse documento consiste em um termo de responsabilidade dos países ricos na preservação do meio ambiente.

Após a Eco-92, dois grandes eventos promovidos pela ONU para discutir os problemas ambientais foram realizados: A Rio + 10, em Johanesburgo, África do Sul, em 2002; e a Cúpula Sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, capital da Dinamarca, em 2009.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados