Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. El Salvador

El Salvador

San Salvador, capital de El Salvador
San Salvador, capital de El Salvador

El Salvador é um país da América Central, sendo o único desse subcontinente que não apresenta litoral no mar do Caribe. Com extensão territorial de 21.041 quilômetros quadrados, a nação é banhada pelo oceano Pacífico (nas porções sul e leste), além de possuir fronteiras com Honduras (a leste) e Guatemala (a noroeste).

Seu território está situado no Hemisfério Setentrional (ao norte da linha do Equador) e no Hemisfério Ocidental, visto que El Salvador está localizado a oeste do meridiano de Greenwich. O país pertence à Zona Climática Intertropical – entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer.

A população é predominantemente mestiça de índios e espanhóis. O contingente populacional é de 6.163.050 habitantes, sendo a densidade demográfica de 293 habitantes por quilômetro quadrado. A taxa de crescimento anual da população é de apenas 0,4%. Aproximadamente 61% dos salvadorenhos residem em áreas urbanas. San Salvador, capital do país, é a cidade mais populosa: 513.869 habitantes.

O idioma oficial é o espanhol. A religião com o maior número de adeptos é o cristianismo (97,5%), com destaque para o catolicismo, seguido por 91% dos habitantes.

El Salvador possui uma economia de pouca expressividade. O setor industrial atua nos segmentos de processamento de alimentos, bebidas, petróleo, tabaco, têxtil, móveis e cimento. Os principais produtos de exportação são o camarão, café e, principalmente, cana-de-açúcar. Atualmente, uma importante fonte de recurso é o dinheiro enviado por cerca de 1 milhão de salvadorenhos que trabalham em outros países, em especial nos Estados Unidos.

Os habitantes enfrentam vários problemas socioeconômicos, fato que foi agravado pela guerra civil, em 1980. Esse conflito resultou na morte de mais de 75 mil pessoas, gerou milhares de refugiados, destruição da infraestrutura e desestabilização da economia.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade dos habitantes de El Salvador vive abaixo da linha de pobreza. Estima-se que 10% dos salvadorenhos sejam subnutridos; a taxa de mortalidade infantil é de 20 óbitos a cada mil nascidos vivos e o analfabetismo atinge 18% da população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira de El Salvador

Dados de El Salvador:

Localização: América Central.

Área: 21.041 km².

Capital: San Salvador.

Governo: República presidencialista.

Idioma: Espanhol.

População: 6.163.050 habitantes.

Densidade demográfica: 292 hab/km².

População residente em área urbana: 61%.

População residente em área rural: 39%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,659.

Esperança de vida ao nascer: 71,5 anos.

Moeda: Dólar americano e colón salvadorenho.

Produto Interno Bruto (PIB): 22,1 bilhões de dólares.

PIB per capita: 3.200 dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados