Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. População
  5. Envelhecimento demográfico

Envelhecimento demográfico

O envelhecimento demográfico é o processo em que ocorre uma elevação das médias de idade e uma redução da população economicamente ativa.

O envelhecimento demográfico – ou envelhecimento populacional – é o processo pelo qual se aponta o aumento em termos proporcionais entre a população idosa em relação ao número de jovens em um determinado país. Trata-se, desse modo, da elevação do nível médio de idade dos habitantes, podendo ser um indicativo da redução da População Economicamente Ativa (PEA).

A constatação do processo de envelhecimento demográfico é realizada pela análise da pirâmide etária, um gráfico que aponta a distribuição da população por grupos de idade. Sendo assim, as pirâmides de base larga e topo estreito indicam um “país jovem”, enquanto as pirâmides com o topo mais largo e a base um pouco mais estreita indicam a existência de “países adultos” ou até mesmo de “países idosos”. Observe:

Modelo de pirâmide etária de um país jovem
Modelo de pirâmide etária de um país jovem

Pirâmide etária de um país adulto
Pirâmide etária de um país adulto

Pirâmide etária de um país idoso
Pirâmide etária de um país idoso

Como podemos perceber com a observação dos modelos acima apresentados, as pirâmides etárias jovens possuem uma base maior. Isso ocorre em função das elevadas taxas de natalidade e grandes perspectivas de crescimento demográfico para um futuro próximo. Por outro lado, o topo é estreito, ou seja, há poucas pessoas nos grupos de idade mais elevada, o que indica uma expectativa de vida baixa e uma taxa de mortalidade muito alta. Esse perfil é muito comum em países de economias periféricas, sobretudo em algumas regiões da África, da Ásia e da América Latina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já as pirâmides etárias de países adultos apresentam uma relativa diminuição da base, ou seja, uma progressiva diminuição dos índices de fecundidade e natalidade. Esse perfil é muito comum em alguns países desenvolvidos e em boa parte dos países emergentes, incluindo o Brasil. Diz-se, também, que países com tal perfil populacional estão passando por uma transição demográfica, no sentido de deixarem de ter uma população jovem para, gradativamente, apresentar uma população idosa.

Por fim, as pirâmides de topo um pouco mais largo e base mais estreita, indicativas de países que estão em processo avançado de envelhecimento populacional, são muito comuns em muitos dos países desenvolvidos, que passam a enfrentar uma difícil perspectiva econômica e previdenciária para o futuro.

Não por acaso, um dos grandes desafios demográficos enfrentados no mundo atual é o envelhecimento demográfico da Europa e também de países como o Japão, haja vista que o aumento de idosos diante da diminuição proporcional de jovens contribui para a redução da População Economicamente Ativa. Em alguns locais do mundo, notadamente na França e na Alemanha, os governos vêm promovendo medidas de incentivo aos casais para a gestação de segundos e terceiros filhos, com o objetivo de alavancarem as taxas de natalidade e, assim, administrar esse problema.

A redução da natalidade e o aumento da esperança de vida elevam o envelhecimento demográfico
A redução da natalidade e o aumento da esperança de vida elevam o envelhecimento demográfico
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados