Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Escudos cristalinos

Escudos cristalinos

“Os escudos cristalinos, também chamados de maciços antigos, são um tipo de estrutura geológica bastante resistente à erosão e ao intemperismo.”

Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica.

Em virtude de sua formação primitiva, nessa estrutura geológica, é encontrada quantidade significativa de recursos minerais.

Classificação dos minerais

Nos escudos cristalinos, podemos encontrar essencialmente dois tipos principais de minerais:

  • Não metálicos, como o granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato. Localizam-se nas áreas de formação mais antigas;

  • Metálicos, como o ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. Todos eles são muito explorados e possuem significativo valor e uso comercial. Esses minerais estão nas áreas menos antigas – proterozoica.

Formação dos escudos cristalinos

Os escudos cristalinos são estruturas que remontam ao início da formação de nosso planeta. Foram constituídos ainda quando a Terra tinha sua superfície tomada pelo magma e meteoritos – as chamadas rochas plutônicas.

No decorrer do tempo geológico, a Terra passou do processo de resfriamento e solidificação do magma para a formação de superfícies, que, após sofrerem com o intemperismo, compactaram-se e transformaram-se em outras superfícies rochosas.

Essas superfícies compactadas e submetidas durante milhares de anos à pressão e altas temperaturas transformaram-se em novas estruturas e cristalizaram-se em algumas regiões. Foi assim que surgiram os escudos cristalinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escudos cristalinos no Brasil

São conhecidas no Brasil três principais áreas formadas com essa estrutura:

  • Escudo do Brasil Central - fica na porção central e norte;

  • Escudo Atlântico - na região centro-leste do Brasil.

  • Escudo das Guianas - localizado no norte do país;

Os escudos cristalinos no Brasil estão presentes em 36% do território nacional e sua composição varia de acordo com o terreno em que foi formado:

  • 32% do território nacional está sobre terrenos formados no arqueozoico.

  • 4% do país está em terrenos proterozoicos – onde há a expressiva quantidade de minérios como o ferro.

Exploração de minérios em escudos cristalinos no Brasil

Nos escudos cristalinos brasileiros, há exploração de diferentes tipos de minérios para fins comerciais.

  • O minério de ferro é bastante explorado, especialmente no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, no Pará;

  • O manganês possui reservas consideráveis no maciço de Urucum, no Mato Grosso do Sul; na Serra do Navio, localizada no Amapá; no município de Conselheiro Lafayette, no estado de Minas Gerais; e na Serra dos Carajás, no Pará;

  • A bauxita tem suas jazidas exploradas na região do rio Trombetas, no Pará;

  • A cassiterita possui jazidas exploradas e exploráveis principalmente nos estados do Amazonas, Rondônia e Pará.

Publicado por: Amarolina Ribeiro
A Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, é uma formação localizada em um escudo cristalino
A Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, é uma formação localizada em um escudo cristalino

Assuntos Relacionados